Você sabe quais são os benefícios sociais do governo em 2022, disponíveis por meio do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico)?
São diversas opções, mas para solicitar cada benefício é preciso estar atento as regras estabelecidas pelo governo, além de atualizar o seu cadastro pelo menos a cada dois anos.
Além disso, não é qualquer família que pode se inscrever no CadÚnico, é necessário não ultrapassar os limites de renda estabelecidos no programa.
Diversos benefícios sociais oferecidos pelo governo utilizam o Cadastro Único para seleção, por isso é tão importante manter os seus dados e da sua família sempre atualizados.
Entre eles estão:
É possível que você esteja inscrito no CadÚnico e não receba qualquer benefício social, já que cada um possui suas regras.
Estar na base da dados do CadÚnico não te dá automático direito a nenhum programa, é necessário atender os requisitos do programa também e verificar se você precisa fazer a solicitação para receber ou não.
No caso do Auxílio Brasil, que é uma reformulação do Bolsa Família, não é necessário se inscrever, mas o prazo para receber os cerca de R$ 400 do programa é incerto.
Mesmo que você atenda todas as regras, o governo federal liberou a formação de fila de espera, ou seja, você pode não ser incluído de imediato. Não há data para inclusão especifica, mas neste mês, por exemplo, 500 mil pessoas passaram a receber.
Com a alta inflação, muitas famílias tem questionada a fila de espera, mas, por enquanto, não há nada que possa ser feito para adiantar o recebimento do dinheiro, a não ser estar com os dados atualizados.
A inscrição é feita presencialmente em um dos Cras da sua cidade, para mais detalhes leia o nosso artigo especial.
O nosso conteúdo foi útil? Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a levar informação de qualidade.