De acordo com Francisco Kaiut, criador do Método Kaiut Yoga, professor de yoga, quiroprata e terapauta natural, o mindfulness é um conceito essencial para quem deseja tomar decisões de maneira consciente aos eventos e aos estímulos.
“Jon Kabat-Zinn, um dos responsáveis por popularizar o mindfulness no Ocidente, explica que o conceito está relacionado à atenção e à consciência, que podem ser cultivadas e desenvolvidas por meio da meditação”, explica o professor.
A prática consiste em prestar atenção no presente, sem julgamentos ou predisposições. Para adquirir essa habilidade, é preciso realizar várias técnicas de meditação e yoga.
“O mindfulness tem feito muito sucesso ao redor do planeta. Isso se deve ao fato de que a capacidade de atenção plena e de foco objetivo no que está sendo vivido é uma ferramenta incrível para quem deseja assumir o controle de sua vida”, aponta Kaiut.
O foco e a concentração, conforme explica Kaiut, podem ser trabalhados e adquiridos através da prática de yoga, o que envolve outro conceito: o de jointfulness.
“O termo envolve três palavras: joint, ou seja, juntas e articulações; joy, que é a alegria interna e individual, e fullness, que está ligada à plenitude e à totalidade”, explica.
Em geral, o jointfulness é o estado de presença obtido por meio de estímulos de uma ou mais articulações, ou seja, cada estímulo articular proporciona uma reconexão neurológica essencial entre o corpo e a mente.
“Na concepção do Método Kaiut, cada posição de yoga é desenhada para ser um sistema de alavancas que atua biomecanicamente, estimulando um alinhamento entre cérebro e cada parte do corpo. É nesse ponto que a prática de yoga se mostra benéfica para o foco e para a concentração”, ressalta Kaiut.
Estímulos
O professor também explica que os estímulos funcionam como um realinhamento natural do organismo, física e neurologicamente, com a natureza ancestral altamente funcional.
No entanto, para que a yoga dê resultados, os estímulos precisam ser lidos pelo organismo como totalmente seguros.
“As posições de yoga devem ser praticadas de maneira ótima pelo aluno, que não deve buscar imitar o professor e outras pessoas. O essencial é entender até onde seu corpo consegue ir sem provocar dor ou desconforto, para que, assim, sua mente seja favorecida”, finaliza o professor.
E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Auxílio Brasil: deputados propõem revogação do teto de gastos públicos.