Os benefícios do chá de chia estão associados com uma melhora na saúde intestinal, diminuição do colesterol e até mesmo equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.
Tudo isso se deve ao fato de que a chia é conhecida como um super alimento, repleto de nutrientes e minerais que são importantes para manter o equilíbrio do nosso organismo.
Para saber mais sobre esta infusão, e entender como você pode prepará-la e consumi-la, acompanhe o texto de hoje.
As sementes de chia contam com uma composição rica em antioxidantes, cálcio, fibras, proteínas, vitaminas e gorduras boas, como ômega 3, sendo um alimento completo, além de ser natural e versátil.
Desse modo, além do próprio chá, você também poderá consumir a chia em suas preparações diversas, como em arroz, saladas de fruta, misturada à iogurtes, sucos e vitaminas, entre outras possibilidades.
No entanto, quando consideramos os benefícios específicos da infusão, temos ainda a vantagem de manter o nosso organismo mais hidratado e saudável por conta da ingestão líquida.
De todo modo, as vantagens não param por aqui. Conheça todas elas:
Por ser rica em fibras, a chia é capaz de aumentar a sensação de saciedade, diminuindo assim o consumo de alimentos.
Estas mesmas fibras também são responsáveis por melhorar o trânsito intestinal, diminuindo as sensações de constipação e de inchaço abdominal, por exemplo.
Tudo isso é capaz de impactar diretamente no processo de emagrecimento. Por isso um dos benefícios do chá de chia é justamente acelerar a perda de peso.
Novamente, esta é mais uma das vantagens das fibras, tendo em vista que elas são capazes de diminuir a absorção de glicemia, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue não se elevem demasiadamente.
Além disso, a diminuição do índice glicêmico do corpo é capaz de aumentar a saciedade, diminuindo a fome excessiva durante uma dieta, por exemplo.
Por ser rico em antioxidantes, o chá de chia retarda o envelhecimento precoce dos tecidos, uma vez que expulsa os radicais livres de nossas células.
Os radicais livres, no entanto, são responsáveis pela oxidação das células, sendo este efeito a causa de diversos tipos de problemas como cânceres, doenças neurodegenerativas e até mesmo problemas estéticos, como envelhecimento da pele e aparecimento de rugas, flacidez e linhas de expressão.
Como fonte de cálcio, o chá de chia também é capaz de elevar a densidade óssea, mantendo a nossa estrutura corporal muito mais saudável e forte.
Por fim, o simples fato de ser uma fonte de ômega 3 já é capaz de fazer com que a chia diminua inflamações no corpo, fazendo com que haja uma diminuição nas chances de desenvolver doenças cardiovasculares.
A gordura boa presente na chia é responsável por diminuir o colesterol ruim, além de também impactar a saúde do cérebro, ao considerarmos que o mesmo é formado por 60% de gordura.
Agora que você já conheceu todos os benefícios do chá de chia, é hora de prepará-lo da melhor forma. Veja abaixo o passo a passo:
Simples e prático, não é mesmo? Faça a sua infusão e consuma até três vezes por dia, em momentos alternados.