Os benefícios da pipoca são inúmeros e podem ser usufruídos por qualquer pessoa, mesmo aquelas com condições de saúde delicadas, como é o caso de quem tem colesterol alto. Isso porque a pipoca é, antes de qualquer coisa, milho, e por isso é capaz de desencadear muitas vantagens para a nossa saúde. Conheça cada uma delas!
Quais os benefícios da pipoca?
Além de ser um alimento saboroso e que todo mundo ama, a pipoca é um dos melhores aperitivos para quem tem alguma restrição alimentar ou simplesmente quer comer algo mais saudável.
1- Aumenta a saciedade
Por ser um alimento rico em fibras, a pipoca é capaz de aumentar a sensação de saciedade, desencadeando menos fome e diminuindo o apetite excessivo. Por isso, prefira consumir uma pequena porção de pipoca na hora dos lanches ao longo do dia.
2- Melhora o trânsito intestinal
Ainda por conta das fibras, a pipoca é capaz de melhorar o trânsito intestinal, combatendo a constipação, por exemplo. Com isso, você sente o seu corpo menos inchado e mais leve.
3- Ajuda a emagrecer
Com um maior volume de fibras no organismo e no intestino, a tendência é que o corpo absorva menos gorduras ruins, auxiliando assim no emagrecimento saudável. Além disso, a diminuição no apetite também causa uma menor ingestão calórica ao longo do dia.
4- Fácil de preparar
Você nem precisa de fogão para preparar a sua pipoca! No microondas você já consegue estourar o milho sem a necessidade de usar óleo ou gordura, mantendo assim os benefícios da pipoca sem torná-la muito “gorda”.
5- Tem poucas calorias
Cerca de 30 gramas de pipoca contém apenas 100 calorias. Por isso é tão interessante investir nesse lanchinho durante a dieta.
6- É rica em vitamina A e vitaminas do complexo B
A pipoca também é rica em vitaminas importante para a saúde do cérebro, dos cabelos e da pele: ela conta com vitaminas do complexo B e vitamina A. É justamente por conta de todos esses benefícios que a pipoca é tão recomendada por especialistas.
Como preparar uma pipoca saudável?
Para usufruir dos benefícios da pipoca sem aumentar as suas calorias, é preciso prepará-la corretamente. Isto é, fuja de preparações muito calóricas, onde é incluído o leite condensado, chocolate, açúcar ou o excesso de sal. Além disso, tente não usar gordura para estourar o milho e, caso seja necessário, prefira um fiozinho de azeite de oliva para não deixar a pipoca muito calórica.
Dito isso, veja o modo de preparo mais saudável:
- Use um pacote de pão (esses de papel) para colocar o milho de pipoca dentro.
- Coloque o milho e feche bem o pacote de pão.
- Leve o seu saco de milho ao microondas e ligue-o na potência média durante 2 minutos.
- Assim que a pipoca estourar, você abre o pacote com cuidado (por conta do vapor) e já pode temperar a sua deliciosa preparação com manjericão, orégano ou um fiozinho de azeite de oliva, por exemplo.
Além de cuidar na hora de preparar, lembre-se de que usar condimentos demais (especialmente os industrializados) pode aumentar a quantidade de sódio na preparação e prejudicar a sua saúde. Por isso, prefira temperos mais naturais e suaves, para assim manter os benefícios da sua pipoca.