O Bolsa Família, como todos sabem, é um antigo programa para transferência de renda que retomará suas atividades em breve. A intenção do benefício para os brasileiros é desfazer o ciclo geracional de pobreza em curto e longo prazo. Este programa, inicialmente, foi instituído quando Lula cumpria o seu primeiro mandato, estando de volta agora como uma referência da nova gestão do presidente eleito pelo PT.
Em março, o Governo Federal unificará a data do repasse do benefício do Bolsa Família para aqueles municípios atingidos pelas chuvas fortes e enchentes em São Paulo. A intenção é agilizar o auxílio para os residentes destas localidades.
Governo libera repasse unificado do benefício do Bolsa Família para os atingidos pelas enchentes de São Paulo
Os beneficiários do programa de transferência de renda que residem em locais que foram atingidos pelas enchentes na cidade de São Paulo já podem sacar o pagamento. Quem não conseguiu ter acesso aos valores que se referem ao mês de fevereiro, por causa do calendário, pode verificar a conta.
O Ministério do Desenvolvimento Social vem mantendo contato com todos os municípios atingidos pelas fortes chuvas e que declararam estado de calamidade ou de emergência pública. Assim, o governo tomará as devidas providências a fim de garantir a assistência emergencial, que conta com abrigos, alimentação e o repasse de recursos.
Além disso, a determinação do Governo Federal para a força-tarefa, conta com a colaboração dos ministérios. Assim, será prestar as devidas ações emergenciais para a população atingida pelas catástrofes no litoral paulista, em Ubatuba, São Sebastião, Caraguatatuba, Bertioga e Guarujá.
Dessa forma, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome fica sendo o responsável pelo suporte e socorro às vítimas. Segundo Wellington Dias, ministro, para que as famílias sejam amparadas em um momento tão difícil, o repasse do mês de março será unificado. Portanto, todos os beneficiários residentes dos locais atingidos pelas enchentes e com o decreto da calamidade e emergência receberão dia 20.
Repasse dos valores do Bolsa Família será unificado apenas para as vítimas das enchentes
O presidente eleito pelo PT (Partido dos Trabalhadores), Luiz Inácio Lula da Silva, ressaltou que o governo liberará recursos. Os valores serão para construir moradias para essas famílias sem casas, que perderam tudo na enchente.
A flexibilização que se propõem do calendário contará com a transferência do mês de fevereiro para famílias de seis municípios atingidos pelas fortes chuvas. Esses cidadãos ainda não sacaram seu benefício. Aproximadamente 40% dessas famílias tinham a previsão de saque do benefício do dia 23 até 28 de fevereiro. Contudo, agora terão a chance de retirar o valor a qualquer momento.
O SUAS (Sistema Único de Assistência Social), assim como o Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências, são os responsáveis pelas tarefas relacionadas à proteção social. As famílias, além do benefício do Bolsa Família, podem contar com ofertas de alojamento provisório, tal como com provisões materiais que garantirão que todos os atingidos estejam em total segurança.