De acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil, o portal de Cidadania Financeira do BC oferta à sociedade cursos, série de vídeos, programa de orientação financeira para os pequenos, biblioteca e até uma visita virtual ao Museu de Valores.
Conforme informa o site oficial da instituição, fomentar o bem-estar econômico da sociedade faz parte da missão atual do Banco Central. Sendo assim, é para ajudar nesta tarefa que o BC mantém em seu site o portal de Cidadania Financeira.
O exercício de direitos e deveres que permite ao cidadão gerenciar bem seus recursos financeiros, o assunto Cidadania Financeira não é simples, define o Banco Central. Dentro dessa missão, o Banco Central oferece à população um portfólio compilado para ajudar o brasileiro a lidar com o seu dinheiro. Visto que a educação financeira é um dos valores do BC em todos os seus projetos.
De acordo com o site oficial, para o cidadão que busca dicas de educação financeira, o portal permite encontrar orientações sobre o tema a partir de três perfis:
O BC informa que cada perfil conta com dicas práticas para que o cidadão alcance seus objetivos e aprenda mais sobre como lidar com seu dinheiro. Por isso, uma linguagem desburocratizada faz parte deste processo.
Ademais, o BC informa que o portal também permite ao cidadão interessado informar-se sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF); e consultar os estudos e relatórios sobre Cidadania Financeira publicados pelo BC.
Assim sendo, após entender um pouco mais do portfólio oferecido pelo Banco Central sobre Cidadania Financeira, é possível escolher a melhor maneira de se relacionar com as suas finanças e entender melhor o mercado financeiro.