Quem estava ansioso pelo lançamento do Pix Automático vai ter que segurar a ansiedade por um pouco mais de tempo. O Banco Central (BC) anunciou na manhã dessa segunda-feira (22) que vai adiar a data do lançamento dessa nova funcionalidade. A nova data será o dia 16 de junho apenas de 2025.
A previsão inicial do Banco Central era lançar o sistema do Pix Automático já no próximo mês de outubro deste ano.
Explicando o novo sistema
Segundo o Banco Central, o Pix Automático é um sistema que poderá ser usado para cobranças recorrentes. Se você precisar pagar uma conta, por exemplo, poderá usar esse sistema para que ele seja feito todos os meses.
O BC explica que a modalidade poderá ser usada nas seguintes cobranças:
- contas de água e luz;
- escolas e faculdades;
- academias, condomínios;
- parcelamento de empréstimos.
Na prática, a ideia é simplesmente permitir que o cliente tenha a possibilidade de agendar previamente os pagamentos que ele já sabe que vai precisar fazer todos os meses.
Hoje, esse sistema existe apenas dentro do débito automático. Mas atualmente as empresas precisam fechar uma parceria com cada um dos bancos para que o serviço esteja disponível.
No caso do Pix Automático, o plano do Banco Central é permitir que o agendamento prévio seja feito, mesmo que a empresa não tenha essa parceria com a instituição financeira.
O cliente terá a opção de autorizar o débito recorrente de forma automática através do seu celular ou mesmo de um computador. A cada cobrança, não existirá a necessidade de confirmar a transferência por meio de apresentação de senha.
“Para o usuário, o Pix Automático trará ainda mais comodidade, oferecendo uma alternativa de pagamento recorrente sem fricções”, disse o BC, por meio de nota.
Pix Agendado Recorrente
Se, por um lado, o Banco Central adiou a estreia do Pix Automático, por outro o BC decidiu manter para o próximo dia 28 de outubro o lançamento do Pix Agendado Recorrente.
O BC explica ainda que esse sistema vai valer para pagamentos de aluguel entre pessoas físicas, além de serviços como personais trainers, diaristas e terapeutas, por exemplo.
Pix por aproximação
O Banco Central (BC) informou também a data de estreia da funcionalidade do Pix por aproximação. Este é o sistema que vai permitir que o usuário envie dinheiro sem precisar abrir o app do banco. O procedimento deverá ser semelhante ao que já ocorre hoje com alguns cartões de crédito e débito.
Segundo o Banco Central (BC), os usuários terão que esperar um pouco para usar essa nova funcionalidade do Pix. De acordo com o BC, a ideia é liberar o pix por aproximação apenas a partir do dia 28 de fevereiro de 2025.
Até lá, o Banco Central deverá publicar novas regras mais detalhadas sobre o tema. Entre outros pontos, será necessário definir as instituições financeiras e a responsabilidade delas dentro dessa nova ferramenta. Os testes deverão ser iniciados em novembro. Veja no cronograma abaixo:
- 31 de julho de 2024: regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR), nome formal do Pix por aproximação;
- 14 de novembro de 2024: início dos testes pelas instituições financeiras, para garantir a segurança da funcionalidade;
- 28 de fevereiro de 2025: Lançamento do produto para a população.
“Percebemos que podemos fazer algo que pode ser muito rápido. Estamos fazendo uma associação com as carteiras, como Google Pay e Apple Pay, e ao invés de colocar cartão de crédito lá, pode apenas colocar Pix”, disse Campos Neto, durante evento Valor’s Emerging Tech Summit 2024.
“Estamos trabalhando nos acordos com as empresas das carteiras digitais”, disse o presidente do Banco Central ao ser questionado sobre a data em que a nova funcionalidade será liberada para os usuários brasileiros.