O Banco Inter é reconhecido por estar sempre buscando inovar e trazer novos recursos para seus clientes. A função da vez é o pagamento por WhatsApp Pay. O Banco Inter anunciou no começo deste mês a funcionalidade exclusiva para clientes. O serviço de pagamentos por meio do aplicativo já está funcionando desde o dia 4 de maio.
O sistema permite que os usuários realizem transferências através do WhatsApp Pay, novo recurso da empresa do Facebook. A novidade vai facilitar muito a vida de milhões de pessoas que precisam utilizar recursos de transferência com frequência. Além disso, para utilizar o recurso não é cobrada nenhuma taxa extra pelo Banco Inter.
Vale ressaltar que a empresa do WhatsApp já havia tentado lançar o serviço de transferências entre pessoas físicas no Brasil há cerca de um ano. Porém, na época, o Banco Central bloqueou o recurso. Não se sabe se isso tem relação ou não com o sistema de transferências instantâneas que a instituição estava lançando, o PIX.
Banco Inter e o novo recurso do WhatsAPP
Segundo Ray Chalub, COO do Banco Inter: “O objetivo do Inter é simplificar todos os aspectos da vida diária, na qual os pagamentos desempenham um papel importante. Acreditamos em maneiras fáceis e seguras de fornecer soluções de pagamentos para nossos clientes, e usar o WhatsApp para fazer isso é uma ótima experiência do usuário”.
Enquanto isso, o diretor de Operações do WhatsApp Matt Idema afirmou: “Estamos muito animados com a disponibilização desse serviço. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro de maneira segura não poderia ser mais importante neste momento, já que não só diminui a exposição das pessoas à pandemia, mas também as ajuda a se manterem conectadas com entes queridos”.
Vale ressaltar que o Brasil é o segundo país onde a empresa lança esse sistema, o primeiro foi a Índia, onde o WhatsApp tem 400 milhões de usuários cadastrados. Na Índia, o Facebook recebeu a aprovação para começar com o serviço de transações financeiras no mês de novembro de 2020.
Como funciona o sistema
O Banco Inter permite a todos os clientes realizarem uma transferência por meio do WhatsApp Pay. No entanto, a pessoa deve ter um cartão de débito, pois as transferências entre pessoas físicas são feitas a partir dos cartões com função de débito disponibilizados pelo Banco Inter. Cartões adicionais não podem ser usados no processo.
Quando você faz uma transferência pelo WhatsApp Pay os pagamentos são processados pelo Facebook Pagamentos e pela Cielo (CIEL3), então, o Facebook Pay precisa habilitar o pagamento. O novo recurso é considerado uma importante alternativa de transferência de dinheiro sem contato físico, o que é muito importante no contexto de pandemia.
O limite por transação é de até R$ 1 mil e os usuários podem enviar e receber 20 transferências por dia. Além disso, o sistema tem um limite de R$ 5 mil por mês. Também vale dizer que somente transações dentro do Brasil e em moeda local são autorizadas e nenhuma taxa extra é cobrada pelo Banco Inter.