Banco Central: financiamento, correção de valores, índices de preços e outras definições - Notícias Concursos

Banco Central: financiamento, correção de valores, índices de preços e outras definições

Confira definições do Banco Central sobre financiamento, correção de valores, índices de preços e outros fatores econômicos. Saiba mais!

Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), a aplicação com depósitos regulares é a situação de aplicações mensais e de mesmo valor, considerando uma determinada taxa de juros, obtendo um valor ao final de um número de meses. Confira outras definições!

Banco Central: financiamento, correção de valores, índices de preços e outras definições

De acordo com a definição do Banco Central do Brasil (BCB), o financiamento com prestações fixas é a situação de pagamentos mensais e de mesmo valor, considerando uma determinada taxa de juros, liquidando um valor financiado ao final de um número de meses.

Valor futuro de um capital

O valor futuro de um capital é a situação que um valor atual é projetado no futuro, considerando uma determinada taxa de juros, obtendo um valor ao fim de um número de meses, define o Banco Central do Brasil (BCB) em sua plataforma oficial. 

Correção de valores e índices de preços

Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), a atualização é obtida multiplicando-se o valor a ser corrigido (ou 1 se não informado) pelo fator acumulado do índice de referência. 

O Banco Central do Brasil (BCB) explica que a sigla TR significa Taxa Referencial. Sendo assim, trata-se de uma taxa obtida a partir das médias dos Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) de 30 dias a taxas pré-fixadas praticadas por bancos comerciais.

Poupança 

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), os rendimentos da poupança são creditados mensalmente, na data equivalente à data de aplicação (data-base). Dessa forma, se uma aplicação na poupança for resgatada antes de chegar à sua primeira data-base, não fará jus a qualquer correção, e o valor final será igual ao inicial.

Selic 

Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), a taxa Selic é obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas.

Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI)

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), o Certificado de Depósito Interfinanceiro é uma operação realizada exclusivamente entre instituições financeiras, para permitir a troca de reservas bancárias entre elas. Tem registro no CETIP – Câmara de Custódia e Liquidação. Foi autorizada pelo Decreto-Lei nº 2.284/86 e regulamentada pela Resolução nº 1.647/89. 

A taxa do CDI é calculada como a média das taxas das operações registradas, ponderadas pelos volumes negociados, em determinado dia útil, explica o Banco Central do Brasil (BCB) em seu site oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?