Banco Central do Brasil: Relatório de Cidadania Financeira (RCF)

O Banco Central do Brasil informa que o Relatório de Cidadania Financeira (RCF) apresenta o panorama da cidadania financeira nacional. Saiba mais!

O Relatório de Cidadania Financeira (RCF), cuja primeira versão foi publicada pelo Banco Central do Brasil (BCB) em 2018, inovou ao apresentar o primeiro panorama da cidadania financeira no Brasil, relata o próprio Banco Central.

Banco Central do Brasil: Relatório de Cidadania Financeira (RCF)

Conforme informações oficiais, passados três anos, em sua segunda edição, o RCF se propõe a identificar os progressos, as lacunas e os principais desafios na promoção da cidadania financeira no país e contribuir para o avanço da agenda estratégica do BCB.

Juros baixos duradouros, serviços financeiros melhores e participação de todos no mercado

O Banco Central tem como objetivo a democratização financeira: juros baixos duradouros, serviços financeiros melhores e participação de todos no mercado. 

5 dimensões: inclusão, competitividade, transparência, educação e sustentabilidade

Para isso, foca em cinco dimensões: inclusão, competitividade, transparência, educação e sustentabilidade, informa o Banco Central do Brasil em seu site oficial.

O RCF contribui com esse objetivo ao apresentar um panorama do sistema financeiro com a perspectiva do cidadão, mostrando como a evolução dessa agenda vem afetando a vida das pessoas; além de dar destaque para a pauta tecnológica que está ajudando a transformar a atual estrutura do sistema financeiro, destaca o Banco Central do Brasil.

Avaliações das dimensões da cidadania financeira e destaques por assunto

O BCB informa que as dimensões da cidadania financeira são avaliadas ao longo de todo o texto de maneira transversal, e estão referenciadas com o uso de hashtags para destacá-las:

  • Inclusão financeira: inclusão, que considera os aspectos de acesso, uso e qualidade;
  • Educação financeira: educação;
  • Proteção ao consumidor: proteção;
  • Participação do cidadão: participação.

O BCB informa que nesta edição, o RCF analisa os diversos aspectos da cidadania financeira no período compreendido entre 2018 e 2020, no qual ocorreram profundas transformações no sistema financeiro.

Análise do ambiente impactado pela pandemia 

Considerando um cenário cada vez mais digital, em um ambiente impactado pela pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), com o intuito de oferecer subsídios para melhor compreensão da velocidade e da profundidade dessas transformações. 

Além disso, um dos objetivos dessa análise é entender como as transformações impactam a cidadania financeira do brasileiro, considerando os fatores citados.

O evento referente a semana ENEF deste ano ocorre durante este mês de novembro, informa o Banco Central do Brasil. A inclusão do cidadão na educação financeira é um dos objetivos do Banco Central do Brasil em diversos projetos, como o Pix e o Open Banking

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.