O Ranking de Reclamações é formado a partir das demandas do público registradas nos canais de atendimento do Banco Central do Brasil (BCB): internet, aplicativo BC+Perto, correspondência, presencialmente ou telefone (145), informa a instituição em sua plataforma oficial.
Conforme informações oficiais, participam do Ranking: bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos cooperativos, bancos de investimento, filiais de bancos comerciais estrangeiros, caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI) e administradoras de consórcio.
Dessa forma, nas listagens do ranking são apresentadas informações sobre reclamações registradas contra as instituições participantes, sendo essas reclamações classificadas como:
Reclamações reguladas procedentes: quantidade de ocorrências (irregularidades), associadas a reclamações encerradas no período de referência, em que se verificou indício de descumprimento, por parte da instituição, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil (BCB).
Reclamações reguladas – outras: quantidade de ocorrências, associadas a reclamações encerradas no período de referência, em que não se verificou indício de descumprimento, por parte da instituição, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil.
Reclamações não reguladas: quantidade de ocorrências, associadas a reclamações encerradas no período de referência, não relacionadas à lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil (BCB).
Total de reclamações: valor obtido somando reclamações reguladas procedentes, reclamações reguladas – outras e reclamações não reguladas, informa a instituição em sua plataforma oficial.
Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), o ranking de reclamações da empresa passou por mudanças positivas. Confira algumas colocações do ranking, conforme site oficial da instituição:
Posição > Instituição Financeira > Índice > Reclamações > reguladas procedentes > Clientes
1º C6 BANK (conglomerado) 106,22 1.444 13.594.217
2º BMG (conglomerado) 67,87 618 9.105.226
3º BTG PACTUAL/BANCO PAN (conglomerado) 63,08 1.128 17.880.721
4º INTER (conglomerado) 53,90 818 15.174.249
5º BRADESCO (conglomerado) 25,30 2.529 99.921.260
6º SANTANDER (conglomerado) 24,58 1.397 56.812.607
7º MERCADO CRÉDITO (conglomerado) 21,45 590 27.495.743
8º ORIGINAL (conglomerado) 17,70 635 35.869.197
9º CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (conglomerado) 17,66 2.564 145.144.708
10º PAGBANK-PAGSEGURO (conglomerado) 15,78 345 21.860.165
11º BB (conglomerado) 14,39 1.034 71.820.761
12º ITAU (conglomerado) 12,76 1.153 90.314.397
13º VOTORANTIM (conglomerado) 9,33 188 20.145.553
14º NUBANK (conglomerado) 5,26 263 49.967.783
15º MIDWAY S.A. – CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO 2,63 28 10.613.765
Conforme definição do Banco Central do Brasil (BC), o número de reclamações reguladas procedentes dividido pelo número de clientes é multiplicado por 1.000.000.
Já a quantidade de ocorrências (irregularidades), associadas a reclamações encerradas no período de referência, em que se verificou indício de descumprimento, por parte da instituição, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil.
Dessa forma, o total de clientes na base conjugada do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) e do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR).
Posição > Instituição Financeira > Índice > Reclamações > reguladas procedentes > Clientes
1º PARATI – CREDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S.A. 16.699,13 60 3.593
2º MASTER (conglomerado) 952,93 122 128.025
3º BANCO DIGIMAIS S.A. 444,90 202 454.034
4º FACTA FINANCEIRA S.A. – CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO 339,53 156 459.457
5º NEON PAGAMENTOS S.A. 324,25 210 647.641
6º AGIBANK (conglomerado) 195,92 309 1.577.152
7º XP (conglomerado) 184,34 70 379.732
8º BARIGUI (conglomerado) 140,74 36 255.790
9º BNP PARIBAS (conglomerado) 134,90 302 2.238.538
10º EBANX INSTITUICAO DE PAGAMENTOS LTDA. 102,12 48 470.025
11º PARANÁ BANCO (conglomerado) 95,47 47 492.284
12º DAYCOVAL (conglomerado) 90,80 120 1.321.554
13º GRUPO BONSUCESSO – BS2 (conglomerado) 82,51 76 921.017
14º MERCANTIL DO BRASIL (conglomerado) 75,08 321 4.275.418
15º BRB (conglomerado) 71,83 261 3.633.478
16º BANCO DIGIO S.A. 67,40 133 1.973.142
17º SAFRA (conglomerado) 58,24 299 5.133.500
18º BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A. 33,51 31 924.951
19º PORTO SEGURO (conglomerado) 28,80 92 3.193.843
20º CREFISA (conglomerado) 24,21 69 2.849.908
21º BANRISUL (conglomerado) 22,86 116 5.073.507
22º STONE (conglomerado) 21,55 40 1.855.667
23º ACESSO SOLUÇÕES DE PAGAMENTO S.A. 20,87 42 2.011.869
24º WILL FINANCEIRA S.A. CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO 19,87 41 2.062.720
25º BPP INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO S.A. 16,85 32 1.898.746
26º BANCO CSF S.A. 13,88 102 7.348.002
27º PEFISA S.A. – CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO 13,18 95 7.207.087
28º PAYPAL DO BRASIL SERVICOS DE PAGAMENTOS LTDA 3,65 32 8.746.269
Essas informações foram extraídas do site oficial do Banco Central do Brasil (BCB). Acesse a plataforma da instituição para que possa verificar o ranking completo.