Confira pontos relevantes da Nota Metodológica – Conta Financeira e Conta de Patrimônio Financeiro do Banco Central do Brasil (BCB).
Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), a conta financeira registra as operações que envolvem ativos financeiros e passivos realizadas entre setores institucionais ou entre setores institucionais e o resto do mundo, por meio de instrumentos financeiros.
Todas as operações financeiras – transações – entre setores institucionais e entre a economia nacional e o resto do mundo são registradas na conta financeira, que cobre todas as operações que implicam uma transferência de propriedade de ativos financeiros, incluindo a criação e a liquidação de haveres financeiros.
O Banco Central do Brasil (BCB) explica que, as operações financeiras – transações – referem-se às variações líquidas de ativos financeiros (aquisições menos cessões) e às variações líquidas de passivos (emissão menos reembolso), de acordo com os instrumentos financeiros.
As transações financeiras definem-se, assim, como relações entre unidades institucionais residentes ou entre elas e o resto do mundo, por acordo mútuo, que envolvem a criação líquida ou mudança de propriedade de ativos financeiros e de passivos.
Dessa forma, a conta financeira mostra como os setores e a economia nacional, quando deficitários, obtêm os recursos financeiros necessários através da contratação de responsabilidades ou pela cessão de ativos e como os setores e a economia nacional, quando superavitários, aplicam o excedente adquirindo ativos financeiros ou reduzindo seus passivos, explica o Banco Central do Brasil (BCB).
O saldo da conta financeira – variação líquida de ativos financeiros menos as variações líquidas de passivos, ou capacidade/necessidade de financiamento da conta financeira – é igual à capacidade/necessidade de financiamento, saldo da conta de capital.
No Sistema de Contas Nacionais – SCN, os instrumentos financeiros estão classificados em sete categorias, baseados principalmente nos critérios de liquidez e das características legais que descrevem a forma de relacionamento entre o credor e o devedor, informa o Banco Central do Brasil (BCB). Na conta financeira os instrumentos recebem a codificação F, enquanto na conta de patrimônio financeiro, a codificação é AF.
É importante acompanhar as definições oficiais do Banco Central do Brasil (BCB). Visto que diversos fatores impactam na economia de forma geral, e, por conseguinte, na inflação. Sendo assim, acompanhe as diversas informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB) e entenda o cenário econômico atual.