Economia

Banco Central divulga informações sobre a Dívida Líquida do Setor Público

O Banco Central divulgou oficialmente importantes resultados fiscais. Confira alguns dados econômicos e oficiais!

Banco Central – Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) e Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG)

No que se refere a Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) e Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG), o Banco Central divulgou as seguintes informações: 

Banco Central divulga informações sobre a Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) e outros pontos relevantes

 A DLSP atingiu R$4,9 trilhões (58,5% do PIB) em setembro, redução de 0,8 p.p. do PIB no mês. Segundo o BC, esse resultado refletiu, em especial, os impactos da desvalorização cambial de 5,76% no mês (redução de 0,9 p.p.); do crescimento do PIB nominal (redução de 0,6 p.p.); do superávit primário (redução de 0,2 p.p.), e dos juros nominais apropriados (aumento de 0,7 p.p.). 

BC aponta redução na Dívida Líquida do Setor Público (DLSP)

Sendo assim, no ano, a relação DLSP/PIB reduziu-se 4,2 p.p., evolução decorrente sobretudo dos efeitos do crescimento do PIB nominal (redução de 6,9 p.p.), da desvalorização cambial acumulada de 4,67% (redução de 0,8 p.p.), dos juros nominais apropriados (aumento de 3,5 p.p.), e da variação da paridade da cesta de moedas que integram a dívida externa líquida (aumento de 0,3 p.p.).

Assim sendo, a DBGG – que compreende governo federal, INSS e governos estaduais e municipais – atingiu R$6,9 trilhões em setembro, equivalente a 83,0% do PIB, aumento de 0,3 p.p. do PIB em relação a agosto, informa o Banco Central. 

Desvalorização cambial e elevação dos juros

Essa evolução decorreu da incorporação de juros nominais (aumento de 0,5 p.p.), do efeito da desvalorização cambial no mês (aumento de 0,3 p.p.), das emissões líquidas de dívida (aumento de 0,2 p.p.), e do crescimento do PIB nominal (redução de 0,8 p.p.). 

De acordo com a divulgação do BC, no acumulado do ano, a redução de 5,9 p.p. na relação DBGG/PIB decorreu do crescimento do PIB nominal (redução de 9,7 p.p.), dos resgates líquidos de dívida (redução de 0,4 p.p.), da incorporação de juros nominais (aumento de 4,0 p.p.) e da desvalorização cambial (aumento de 0,3 p.p.), conforme informa o BC em seu site oficial. 

Elasticidades da DLSP e da DBGG

De acordo com o Banco Central, a tabela a seguir atualiza as elasticidades da DLSP e da DBGG a variações na taxa de câmbio, na taxa de juros e nos índices de preços para o mês de setembro de 2021. 

Informações para o cidadão

Assim sendo, é importante que o cidadão acompanhe as divulgações oficiais do Banco Central, bem como, suas medidas de contenção da inflação. Visto que são pontos que impactam na rotina de consumo da população de forma ampla, por isso, é importante entender os conceitos econômicos.