Banca FGV: Entenda o perfil e saiba como são as provas - Notícias Concursos

Banca FGV: Entenda o perfil e saiba como são as provas

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das principais bancas examinadoras de concursos públicos. Desse modo, é responsável por organizar grandes concursos, como os do Ministério Público e o exame da OAB.

Entre os concurseiros, as provas da FGV são famosas pelo nível de dificuldade. Nesse sentido, uma das provas mais comentadas é a prova de língua portuguesa. Por isso, resolvemos apresentar algumas dicas de como a banca cobra os assuntos das disciplinas que mais caem. Confira!

Como são as provas da FGV?

As provas da FGV costumam ser objetivas, de modo que há geralmente entre quatro e cinco alternativas. 

Quanto à Língua Portuguesa, a banca tem um perfil mais voltado para a interpretação de textos, de modo que as questões de gramática não têm tanto destaque como ocorre em provas de outras bancas. Assim, além de compreensão e interpretação textual, a FGV costuma cobrar conhecimentos quanto à morfologia da língua, tópicos como estrutura e formação de palavras e classes gramaticais.

Já nas questões de Raciocínio Lógico, a banca tende a ser muito exigente. Desse modo, é comum que os enunciados das questões sejam mais complexos e tragam as temidas “pegadinhas”. Tópicos como regras de três, porcentagem, probabilidade e diagramas lógicos costumam ser cobrados.

Quando o assunto é Informática, a FGV é um pouco mais tradicional. Assim, apesar de os tópicos serem extensos, são previsíveis, de modo que dá para se preparar com mais tranquilidade. A banca traz questões dentro do tópico de Rede de Computadores e de Segurança da Informação, que tende a ser mais complexo.

No entanto, a FGV tem alto nível de exigência em Direito Administrativo, pois a banca cria situações para as questões que exigem a aplicação dos conhecimentos teóricos. Os tópicos mais recorrentes são princípios, atos administrativos, licitações e contratos, poderes administrativos e serviços públicos.

Por fim, deixamos a dica de que, para obter um bom resultado no concurso, é fundamental a observância dos conteúdos programáticos apresentados no edital do certame pela FGV. Além disso, uma das melhores formas de se preparar para a prova e conhecer mais profundamente o estilo da banca é respondendo provas de anos anteriores.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais notícias sobre educação.
Leia ainda Dicas de como estudar melhor pela internet.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?