A baixa produtividade pode estar associada ao estilo de vida e a organização que a pessoa tem. Além disso, a saúde mental também pode impactar nos resultados de um colaborador.
Por conta desses multifatores, no conteúdo de hoje buscamos listar ao menos 5 dos principais motivos pelos quais uma pessoa é improdutiva.
Além de listar as causas, focamos em dar breves dicas para contornar cada uma delas. Continue lendo para saber mais!
Principais causas da baixa produtividade
Para reconhecer as principais causas da sua baixa produtividade, comece a praticar uma boa autoanálise. Assim será possível encontrar os problemas raiz da sua situação, visando soluções mais alinhadas ao que você realmente precisa.
Para isso, considere se inspirar nas nossas considerações abaixo: quem sabe você tem insights a partir delas e pode melhorar a sua rotina de trabalho? Acompanhe:
1- Funções inadequadas
Quando as funções de um colaborador não estão alinhadas ao perfil e às habilidades dele, torna-se inviável ter uma rotina organizada e produtiva, concorda?
Por isso, analise se este é o seu caso. E, se for, converse com o seu gestor sobre a possibilidade de desempenhar outras funções adequadas ao seu perfil.
2- Saúde mental desequilibrada
Ansiedade, depressão, angústia, estresse… Quando a saúde mental não é bem cuidada e tampouco uma prioridade na vida do sujeito, a tendência é que a produtividade, as interações e os resultados no geral sejam negativos.
Por isso, comece a ouvir mais o que você sente e pratique hábitos que melhorem a sua saúde mental. Cogite, inclusive, a psicoterapia.
3- Hábitos ruins
Dormir mal, não se alimentar adequadamente e ter uma vida sedentária rouba a nossa energia e o nosso bem-estar. Consequentemente, causa a baixa produtividade.
Portanto, inclua exercícios na sua rotina, estabeleça um horário para dormir e acordar e cuide da sua alimentação.
4- Falta de organização
Apenas trabalhar, trabalhar e trabalhar, sem nenhum critério, não é ser produtivo. Afinal, é o mesmo que “atirar para todos os lados”.
Sendo assim, comece a escrever as suas tarefas em uma agenda e saiba elencar as suas prioridades.
5- Dificuldade para delegar tarefas secundárias
Você é do tipo de pessoa que tem dificuldade de delegar tarefas? Então comece a mudar esse comportamento.
Precisamos delegar aquelas funções que não têm sentido em nossa rotina. Caso contrário, querer fazer tudo sozinho pode causar a baixa produtividade.
Liberte-se dessa vontade de fazer tudo sozinho!
6- Excesso de trabalho
Na mesma linha de querer fazer tudo sozinho, temos o erro da sobrecarga de trabalho. Aceitar cada vez mais demandas, sem nem ao menos ter tempo hábil para concluí-las, pode tornar o seu dia a dia improdutivo.
Nesse caso, existem duas saídas: aprender a dizer não ou aprender a organizar a rotina de um modo que não sobrecarregue a sua agenda.
7- Falta de treinamento e desenvolvimento
Para finalizar, sabemos que a falta de treinamento e desenvolvimento da equipe e dos colaboradores em geral também causa a baixa produtividade. Afinal, ter que aprender apenas na prática pode ser bem complicado.
Se esse for o seu caso, estude mais! Aprenda o que deve ser feito e, caso não saiba alguma coisa, solicite algum treinamento. Isso poderá mudar a sua produtividade.