Você sabe o que é uma empresa B2B?
É uma organização(empresa), que vende e presta serviço para outra organização.
Um exemplo de B2B são as empresas que fornecem matérias-primas, (mas só um exemplo tá a B2B vai bem além disso), para outras indústrias desenvolverem seus produtos.
Outro modelo é o atacado e varejo. Inclusive o e-commerce, é uma grande tendência B2B.
Elas estão presentes no comércio eletrônico também, focadas nas vendas de suprimentos.
As principais categorias em expansão são:
- Bens de consumo
- Varejo
- Química
- Telecomunicações
- Mídias
Como funciona uma empresa B2B?
Elas funcionam como qualquer outro tipo de negócio, a única diferença é que os clientes são outras empresas.
Buscam atender bem seus clientes, respeitando suas particularidades e exigências.
Por isso é preciso que invistam sempre em inovações e também realizar um bom trabalho de marketing B2B.
Produtos negociados no B2B
Lembrando que se trata de uma venda realizada entre duas pessoas jurídicas, alguns exemplos são:
- Suporte de TI
- Materiais de escritório
- Equipamentos
- Veículos
- Consultórios
- Insumos
Vantagens da B2B
Os clientes B2b têm demandas maiores, mais complexas e que exigem processos comerciais mais longos. As vendas são mais complexas e necessitam de processos mais elaborados.
- Estratégias de preços
- Estratégias de relacionamento
- Receita recorrente
- Otimiza processos de vendas
E muitas empresas do ramo industrial já perceberam que trabalhar com esse modelo é um dos melhores caminhos.
Principais funções na venda B2B
A equipe de vendas é composta por muitos colaboradores, e cada um com sua função.
O CEO que é o proprietário da empresa, é o maior responsável por esse setor, pois a visão dele é a maior sobre o negócio, sobre as metas e sobre o resultados das vendas.
Para ajudar nesse processo ele conta com a ajuda do gestor, que é quem gerencia e distribui as tarefas.
Sem falar no executivo de vendas, que é o fator principal, e faz com que todo esse processo aconteça. Ele contacta o cliente, realiza e finaliza a venda.
Marketing B2B
No caso dessas empresas o processo de marketing é um pouco diferente, pois a maior parte dele é dedicada a geração de leads.
Os profissionais de marketing são responsáveis por pesquisas em blogs, redes sociais, e-mail, sites, entre outros para ter certeza que as leads estão chegando na quantidade e na qualidade esperada.