Os vídeos de dancinha estão cada vez mais populares nas redes sociais atualmente. Todavia, os usuários dessas plataformas, com seus aparelhos celulares, encontram esse tipo de conteúdo e passam horas assistindo. Entretanto, deve-se observar que não há realmente um bom divertimento nestes casos.
Analogamente, passar muito tempo nas redes sociais não é nada produtivo. Os conteúdos geralmente não agregam nenhum valor e o tempo passa sem que a pessoa aproveite realmente esse tipo de mídia. Especialistas afirmam que, em muitos casos, a pessoa acaba viciada nessas plataformas de comunicação.
Dessa maneira, muitos usuários sentem a necessidade de combater esse vício, mas não querem de modo algum deixar de utilizar essas redes sociais. Uma estratégia que pode ser bastante eficiente, é a de reeducar o algoritmo das contas das plataformas de comunicação, para deixar de ver certos conteúdos viciantes.
Podemos destacar várias redes sociais onde seus usuários apresentam um quadro psicológico problemático, passando horas assistindo a um conteúdo sem valor. Entre as plataformas estão o Instagram, TikTok, Facebook e Youtube. Todas elas apresentam algumas ferramentas que podem ajudar a acabar com o vício.
Estratégias para acabar com o vício em redes sociais
A princípio, existem algumas estratégias para que o usuário das redes sociais acabe com seu vício comum em todas as plataformas midiáticas. Deve-se utilizar os recursos disponíveis do aplicativo que possibilita a retirada dos conteúdos escolhidos. O ideal é parar de consumir essas mídias, curtir e comentar.
É possível bloquear as publicações sugeridas no Instagram. Deve-se ir ao seu perfil, clicar nas três linhas no canto superior direito da tela, clicar em “Configurações e privacidade”. Irá aparecer a aba, “O que você vê”, é preciso clicar em “Sugestão de conteúdo”. Pode-se suspender os conteúdos por 30 dias, além de moderá-los.
As redes sociais mostram mídias de acordo com o gosto do usuário.
Ele também pode filtrar o conteúdo exibido pelo Instagram. Para tal é preciso clicar em “Palavras e frases específicas”. As publicações escolhidas ficam na aba “Não tenho interesse”. Deve-se clicar nos três pontinhos em cima da publicação.
TikTok
Uma boa estratégia para o TiKTok, uma das redes sociais mais utilizadas atualmente, é a de alterar a timeline da plataforma de “Para você”, para “Seguindo”. Na página inicial, aparecem conteúdos e tópicos que os usuários seguem junto a algumas recomendações. Desse modo, é só mudar a aba para seguindo.
Ademais, se quiser, o usuário pode filtrar as palavras chaves de vídeos. Deve-se abrir o app e tocar em “Perfil”, que fica na parte inferior da tela. Depois, é preciso tocar em “Menu”e em “Configurações e Privacidade”. Em seguida, deve-se tocar em “Preferências de conteúdo” e em “filtrar palavras-chave de vídeo”.
O Twitter também é uma das redes sociais mais conhecidas. Normalmente, em sua página inicial aparecem posts de contas e tópicos que o usuário costuma seguir e vários conteúdos sugeridos. Em síntese, deve-se mudar a aba para “Seguindo” para mostrar apenas conteúdos seguidos, filtrando as mensagens recebidas.
Para silenciar as palavras e hashtags, é preciso clicar em “Mais” e em seguida, em “Configurações e privacidade”. Depois, o usuário deve clicar na aba “Privacidade e segurança”, e em “Silenciar e bloquear”. É preciso tocar em “Palavras silenciadas”, no ícone de adição para selecionar uma palavra, uma frase ou o nome de um usuário.
O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no país. Na plataforma, pode–se trocar o feed. Deve-se clicar nessa opção, que fica no canto esquerdo da página, abaixo da foto de perfil. Pode-se selecionar os conteúdos como “Todos”, “Favoritos”, “Amigos”, “Grupos” e “Páginas”, para evitar um tipo de mensagem.
O usuário também pode gerenciar o conteúdo sugerido. No app, deve-se acessar a mídia que deseja administrar, e tocar em “Mais”. Dessa maneira, pode-se escolher entre “Ocultar publicação” colocar a página com o status soneca por 30 dias, “Ocultar tudo da página”, “Obter apoio”, ou ainda “Denunciar publicação”.
Youtube
O Youtube é uma das maiores redes sociais que apresentam vídeos no mundo. Na plataforma os usuários podem escolher temas de suas publicações. É possível filtrar o tipo de mídia que a pessoa deseja ver e que é recomendado pelo aplicativo. Aliás, isso se deve ao fato de que o youtube separa os vídeos por meio de tópicos.
Em conclusão, caso queira, o usuário pode retirar o conteúdo recomendado na página inicial do Youtube. Ele deve selecionar a opção “Mais”, que fica do lado do título do vídeo que está sendo exibido, ou de sua playlist. Deve-se tocar em “Não tenho interesse”, ou ainda “Não recomendar canal”, de acordo com a sua necessidade.