O Governo Federal deu oficialmente início aos pagamentos da quinta parcela do Auxílio Emergencial. Nesta quarta (18) e quinta (19), por exemplo, cidadãos do Bolsa Família começaram a receber esse dinheiro. Nesta mesma semana, o Ministério da Cidadania está enviando mensagens de textos para usuários do programa social.
De acordo com o Governo, essas notificações estão indo para celulares de brasileiros que precisam devolver o dinheiro do programa. São cerca de 650 mil pessoas que declararam uma renda tributável maior do que o exigido e cidadãos que não estão atendendo mais todas as regras básicas para o pagamento do benefício.
Então se o indivíduo se enquadra em um desses grupos, ele pode acabar recebendo mensagens do Governo Federal, se é que já não recebeu, nesta semana. Neste caso, é importante prestar bem atenção no formato dessas notificações. Isso é importante porque ajuda o indivíduo a não cair em golpes de quadrilhas especializadas em fraudes deste tipo.
De acordo com o Ministério da Cidadania, as mensagens que estão indo para esses celulares informam o CPF do cidadão. Essa é uma informação importante. Eles mostram os dados pessoas dos indivíduos, ou seja, eles não pedem nenhum desses dados. Além disso, eles também enviam um link para que o cidadão clique nele e vá para outra página.
Uma outra informação importante é que as mensagens do Ministério são enviadas de dois números. São o 28041 e o 28042. Caso a notificação chegue ao celular através de outro endereço, então é importante desconsiderar a notificação porque há sim uma chance de ser uma obra de pessoas que estão tentando enganar a população.
Caixa Econômica
Vale lembrar que essas mensagens que nós estamos falando aqui são notificações do Ministério da Cidadania no sentido se realizar cobranças de devoluções do Auxílio Emergencial. Elas não têm qualquer relação com a Caixa Econômica Federal.
É importante dizer isso porque o banco fechou recentemente uma parceria com o aplicativo de mensagens WhatsApp. Eles irão enviar notificações para os usuários do programa agora e durante os próximos meses da prorrogação.
No caso dessas mensagens da Caixa, não há qualquer tipo de cobrança. Eles apenas fornecem informações básicas como data de pagamentos e da liberação dos saques. É portanto diferente daquilo que o Ministério da Cidadania está fazendo.
Golpes no Auxílio
Nos dois casos, no entanto, é preciso ter cuidado. É que, como dito, várias quadrilhas estão se aproveitando desse momento para conseguir enganar as pessoas. Na grande maioria das vezes, os golpistas se passam por membros do Ministério da Cidadania ou mesmo da Caixa.
De acordo com informações da Polícia Federal (PF), em algumas situações esses criminosos chegam a informar alguns dados pessoais do cidadão. Assim, a vítima acaba acreditando que ele é um agente do Governo e passa a entregar outros dados.
Em caso de queda em um golpe, o cidadão que passa por essa situação precisa denunciar o ocorrido. É que a PF precisa saber cada vez mais detalhes sobre essas situações. Quanto mais informações eles tiverem, mais chances eles terão de descobrir quem são os criminosos. Pelo menos essa é a ideia.