O Governo Federal paga mais um lote do Auxílio Taxista nesta terça-feira (30). Os motoristas recebem um benefício de R$ 1 mil e nesta rodada, estão sendo contemplados os condutores que tiveram os dados enviados pelas prefeituras entre os dias 5 e 15 de agosto.
Na primeira rodada de pagamentos os taxistas receberam duas parcelas do benefício, referentes ao mês de julho e agosto, respectivamente. Da mesma forma, os motoristas dessa segunda rodada também serão beneficiados, sendo assim, terão acesso a R$ 2 mil.
O Ministério do Trabalho e Previdência não divulgou o número total de beneficiários do programa. Até o momento, o que se sabe é que os municípios já enviaram os dados de 33.238 taxistas, porém nem todos serão beneficiados com o auxílio.
Uma terceira etapa de recolhimento das informações já foi aberta, teve início no último dia 20 e vai até o dia 11 de setembro. Os condutores que tiverem os dados enviados nessa rodada, receberão o Auxílio Taxista entre setembro e dezembro, em uma única parcela por mês.
Calendário Auxílio Taxista
Abaixo, confira as datas de pagamento do benefício para os motoristas:
- 1ª e 2ª parcelas – 16 de agosto;
- 1ª e 2ª parcelas – 30 de agosto (data de repescagem para os taxistas cadastrados após o dia 16/08);
- 3ª parcela – 24 de setembro;
- 4ª parcela – 22 de outubro;
- 5ª parcela – 26 de novembro;
- 6ª parcela – 17 de dezembro.
Quem pode receber o benefício?
Podem receber o benefício os taxistas registrados nas prefeituras, titulares de concessões ou que tenham alvarás expedido até 31 de maio. Não haverá necessidade de os taxistas solicitarem o auxílio, o trabalho caberá inteiramente às prefeituras.
Também receberão o benefício aqueles que cumprirem os critérios definidos na Portaria MTP Nº 2.162, de 27 de julho de 2022.
Como saber se serei contemplado?
Para saber se vai receber o benefício, basta acessar o Portal Emprega Brasil usando CPF e senha da plataforma gov.br. No site, basta ir na opção “Consulta do Benefício TAC-Taxista”.
Como sacar o benefício?
Os motoristas podem sacar o auxílio pelo aplicativo Caixa Tem, no prazo de até 90 dias. Caso contrário, os valores retornarão aos cofres da União. Pela plataforma também é possível pagar contas e boletos, realizar compras online com o cartão de débito virtual, ou presenciais com o QR Code.
Por sua vez, o saque em espécie é feito em terminais de autoatendimento da Caixa, casas lotéricas ou correspondentes bancários Caixa Aqui, com o código de saque gerado no app da Caixa.