Auxílio Reconstrução: governo PRORROGA prazo para cadastro de novas famílias - Notícias Concursos

Auxílio Reconstrução: governo PRORROGA prazo para cadastro de novas famílias

De acordo com o Governo Federal, 166 cidades ainda não solicitaram o benefício

O Auxílio Reconstrução é um benefício vital para as famílias gaúchas, após a recente tragédia no Rio Grande do Sul. Com ele, as famílias desabrigadas podem receber uma parcela de R$ 5.100 para ajudar em sua reestruturação.

Em primeiro lugar, as prefeituras deveria enviar os dados das famílias para o Governo Federal aprovar a liberação do benefício.

O prazo de envio seria até o dia 25 de junho, mas 166 municípios ainda não enviaram as informações, de acordo com o governo. Por isso, o prazo foi prorrogado para o dia 12 de julho.

Prorrogação do Auxílio Reconstrução para o Rio Grande do Sul

Ao todo, 444 cidades do Rio Grande do Sul passaram a ter reconhecimento de estado de emergência e calamidade pública pelo Governo Federal. Dessa forma, se tornaram elegíveis para o Auxílio Reconstrução.

No entanto, para que o benefício alcance as famílias, é precioso passar por 3 fases:

  • 1ª Fase: as prefeituras devem cadastrar as famílias desabrigadas no site do Governo Federal;
  • 2ª Fase: as famílias devem entrar no site oficial e confirmar os dados que foram enviados pelas prefeituras;
  • 3ª Fase: após a confirmação dos dados, a Caixa Econômica Federal recebe as informações dos beneficiários e faz os repasses do benefício.

O prazo para as prefeituras enviarem os dados das famílias venceu em 25 de junho, o que deixou de fora famílias de 166 municípios gaúchos.

Mas, pensando nessas famílias, o ministro Paulo Pimenta, chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, anunciou a prorrogação para o dia 12 de julho.

“Tomamos a decisão conjunta de estender esse prazo até 12 de julho. Esperamos que nesse prazo as prefeituras cadastrem as pessoas. Não é razoável que famílias que já podiam ter recebido sequer tenham sido cadastradas. Vamos prorrogar em respeito às famílias e fazer um chamamento às prefeituras para que cumpram esse prazo”, afirmou o ministro.

Como funciona o Auxílio Reconstrução?

Como funciona o Auxílio Reconstrução?
Como funciona o Auxílio Reconstrução? Imagem: Canva

O Auxílio Reconstrução é uma medida emergencial do Governo Federal para a população do Rio Grande do Sul. Assim, ele entrou em vigor em 15 de maio, logo após os desastres no estado.

O valor do benefício é de R$ 5,1 mil para cada família beneficiária. Mas vale lembrar que o pagamento ocorre de forma única, ou seja, as famílias recebem apenas uma parcela do benefício.

Ademais, é importante ressaltar que os inscritos possuem total liberdade para usar os recursos para o fim que julgarem necessários, não sendo preciso informar a sua utilização para o governo.

Como consultar o cadastro no Auxílio Reconstrução?

Para saber se já foram cadastradas no Auxílio Reconstrução, as famílias gaúchas devem fazer a consulta no site oficial do programa.

Ao entrar na página inicial, basta acessar a opção “Sou Cidadão” e fazer o login com a assinatura do Gov.br para conferir os dados.

Dessa maneira, poderão aparecer três informações diferentes:

  • CPF não cadastrado pela prefeitura: significa que a prefeitura ainda não realizou o cadastro da família;
  • Aguardando análise: será necessário aguardar mais um dia para acessar novamente o site. Isso porque já houve o cadastro dos dados, mas o sistema ainda está realizando a sua análise;
  • Habilitado – Aguardando confirmação do responsável familiar: esse caso indica o recebimento dos dados e que a família já pode fazer a confirmação de suas informações.

Como fazer o saque do benefício?

Os depósitos do Auxílio Reconstrução ocorrerão por meio da Caixa Econômica Federal. Mas os beneficiários não precisam abrir conta no banco para receber o pagamento.

Isso porque, caso o responsável familiar já tenha conta no banco, esta será usada para depósito do benefício. Mas, caso a família ainda não seja cliente, a Caixa irá abrir uma conta social digital gratuita de forma automática.

Para acessar essa conta, os beneficiários precisam baixar o aplicativo Caixa Tem no celular, por meio do qual é possível realizar transações como PIX e pagamento de boletos.

Além disso, o aplicativo Caixa Tem também permite o saque do pagamento em caixas eletrônicos e lotéricas. Assim, basta gerar e código de saque no app e se dirigir a um dos pontos de atendimento para receber o pagamento em dinheiro.

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