O Auxílio-Inclusão é um benefício exclusivo para as pessoas que participam do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Muitas pessoas ainda não o conhecem, mas ele é um benefício vital para o desenvolvimento financeiro das famílias brasileiras.
A seguir, entenda como funciona, quem pode participar e como começar a receber o Auxílio-Inclusão do BPC.
O que é e como funciona o Auxílio-Inclusão?
O Auxílio-Inclusão é um benefício assistencial do Governo Federal para as pessoas com deficiência que fazem parte do BPC. Como o próprio nome sugere, o seu objetivo é incluir os beneficiários no mercado de trabalho, sem que ele perca o seu benefício social.
A concessão do auxílio começou em 2021. Mas antes desse período, os beneficiários do BPC que começavam a trabalhar formalmente perdiam o benefício de forma imediata.
Contudo, com a implementação do Auxílio-Inclusão, as pessoas com deficiência que desejarem retornar para o mercado de trabalho não será bloqueado do BPC, mas receberá um ajuste no benefício. Assim, veja como fica o benefício:
- A pessoa com deficiência que começa a trabalhar se desenquadra do BPC e não recebe mais o benefício;
- No entanto, é alocado para o Auxílio-Inclusão e começa a receber os pagamentos mensais por meio deste programa;
- Haverá a redução do valor do benefício pela metade, ou seja, passará a ser de R$ 706 (valor para 2024).
Este é um benefício importante para as PcD que são beneficiárias do BPC. Isso porque, caso o emprego não dê certo, é possível voltar a receber o BPC de forma mais fácil, por meio de uma simples requisição.
Quem tem direito ao Auxílio-Inclusão do BPC?
Para participar do Auxílio-Inclusão, é preciso cumprir as exigências do programa. Assim, conheça quais são elas:
- Ser pessoa com deficiência, com grau moderado ou grave;
- Ser beneficiário do BPC e começar a trabalhar recebendo salário de até dois salários mínimos (R$ 2.824 em 2024);
- Ter perdido o BPC por motivo de ingresso no mercado de trabalho nos últimos 5 anos;
- Ter renda mensal de até 1/4 do salário mínimo per capita (por pessoa), o que equivale a R$ 325,50 por pessoa em 2024;
- Ter o CPF regular e sem pendências;
- Estar com o CadÚnico atualizado.
Como solicitar o Auxílio-Inclusão?
O INSS concede o Auxílio-Inclusão de forma automática para os beneficiários do BPC. Isso porque, na maioria dos casos, o instituto consegue identificar quando um beneficiário passa a exercer trabalho remunerado.
Porém, caso não haja essa identificação e o beneficiários tenha o BPC bloqueado, é preciso fazer a solicitação por um dos canais de atendimento do INSS.
Plataforma Meu INSS
A plataforma Meu INSS é um canal da previdência social que permite aos usuários fazer requisições, agendamentos e consultas. É possível acessá-lo por meio do aplicativo ou site.
Assim, os beneficiários do BPC podem fazer a solicitação do Auxílio-Inclusão por este canal. Basta seguir os seguintes passos:
- Primeiro, acesso o portal Meu INSS (site ou aplicativo);
- Selecione a opção “novo pedido”;
- Depois, digite “auxílio-inclusão” no campo de busca;
- Por fim, clique no nome do benefício e siga as orientações da tela para a solicitação.
Por telefone
Além da opção online, também é possível solicitar o benefício por telefone, no número 135. Este é um canal do INSS para solicitações, consultas e agendamentos. Além disso, a ligação é gratuita para todos os estados brasileiros. Confira o passo a passo:
- Primeiro, ligue para o número 135;
- Ao ouvir a solicitação, digite o número do seu CPF;
- Depois, selecione a opção 3 (“outros serviços”);
- Na sequência, escolha a opção 5 (orientações e informações);
- Por fim, digite 3 (informações sobre o benefício assistencial).
Este canal está disponível de segunda a sábado, entre 7h e 22h.
Acompanhando o pedido
O tempo de espera para receber o Auxílio-Inclusão pode ser de até 30 dias úteis após a solicitação. Os beneficiários podem fazer o acompanhamento do pedido no Portal Meu INSS. Para isso, basta seguir o passo a passo:
- Acesse o Portal Meu INSS (site ou aplicativo);
- Depois, clique em “consultar pedidos”;
- Em seguida, busque pelo processo no campo de busca;
- Por fim, basta clicar em “detalhar” para ver as informações detalhadas da solicitação.
Ademais, também é possível consultar o pedido por meio do telefone 135 do INSS. Assim, ao iniciar a ligação, basta informar o seu CPF e, na sequência, selecionar a opção 3 e, depois, a opção 1.