Um dos maiores programas de transferência de renda do país, o Auxílio-gás nacional já tem data para ser retomado. Esse é o programa que faz pagamentos de pouco mais de R$ 100 para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e que precisam de ajuda no processo de compra do botijão de gás.
Por se tratar de um programa de caráter bimestral, o Auxílio-gás nacional não será pago nesse mês de julho. Como a última liberação ocorreu em junho, a próxima deve ocorrer apenas no próximo mês de agosto. Mais de 5 milhões de pessoas deverão ser atendidas.
Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão precisará se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional. Note que as datas são válidas para o próximo mês de agosto:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).
Quem pode receber em agosto
Para ter direito ao Auxílio-gás nacional em agosto, é preciso contar com uma série de indicações. O governo federal exige que o cidadão tenha uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico para programas sociais.
Além disso, também é importante que o cidadão tenha uma renda per capita de até meio salário mínimo, e que resida com menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica, e que estejam sob medidas protetivas do estado, têm prioridade no processo de seleção. Essa mesma prioridade também é dada aos usuários que fazem parte do programa Bolsa Família.
Vale lembrar, no entanto, que nem todas as pessoas que atendem essas regras de seleção estão automaticamente garantidas no Auxílio-gás nacional. Isso porque o processo de seleção depende necessariamente do espaço orçamentário do Governo Federal.
Consultando os próximos pagamentos do Auxílio-gás
Para saber se você foi selecionado para Auxílio-gás nacional de agosto, não é necessário sair de casa. Essa consulta pode ser feita de maneira remota através do app do Bolsa Família, que é gratuito, e que já está disponível para download.
Contudo, é importante notar que as informações do mês de agosto ainda não estão disponíveis nesse aplicativo. Isso quer dizer que os usuários precisarão esperar mais algumas semanas para saber se serão relacionados para os pagamentos, ou não.
Bolsa Família segue
Se, por um lado, o governo federal não deve realizar pagamentos do Auxílio-gás nacional em julho, por outro os pagamentos do Bolsa Família estão confirmados e devem ser retomados justamente nessa quinta-feira (18).
Assim como o Auxílio-gás nacional, o Bolsa Família também será pago em 10 datas escalonadas. Para saber a data exata da sua liberação, é preciso se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na quinta-feira (18);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na sexta-feira (19);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na segunda-feira (22);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na terça-feira (23);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na quarta-feira (24);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na quinta-feira (25);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na sexta-feira (26);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na segunda-feira (29);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na terça-feira (30);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na quarta-feira (31).