Dentro de menos de 10 dias, o governo federal deverá retomar oficialmente os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Especificamente nesse mês de dezembro, os repasses começam mais cedo por causa das festas de final de ano, como Natal e Ano Novo.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelos pagamentos do programa, os repasses de dezembro começam a ser feitos no próximo dia 10, e devem seguir até o próximo dia 23.
Assim como nos meses anteriores, o cidadão vai precisar se basear no final do Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo em sua conta. Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe primeiro.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para esse mês de dezembro, tomando como base as informações do Ministério do Desenvolvimento Social.
- Usuários com NIS final 1: 10 de dezembro;
- Usuários com NIS final 2: 11 de dezembro;
- Usuários com NIS final 3: 12 de dezembro;
- Usuários com NIS final 4: 13 de dezembro;
- Usuários com NIS final 5: 16 de dezembro;
- Usuários com NIS final 6: 17 de dezembro;
- Usuários com NIS final 7: 18 de dezembro;
- Usuários com NIS final 8: 19 de dezembro;
- Usuários com NIS final 9: 20 de dezembro;
- Usuários com NIS final 0: 23 de dezembro.
Como receber o Auxílio-gás em dezembro
Neste mês de dezembro, as regras de entrada do Auxílio-gás nacional seguem basicamente as mesmas. Para ter direito ao benefício é preciso:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema de Cadúnico do governo federal;
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- Residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Além disso, é importante lembrar que o governo federal dá preferência no processo de seleção para as mulheres que foram vítimas de violência doméstica, e que estão sob medidas protetivas do estado.
Essa mesma prioridade também é concedida aos cidadãos que fazem parte do Bolsa Família pago pelo mesmo governo federal.
O que fazer para receber em dezembro
Se você faz parte do grupo citado acima, e quer receber o Auxílio-gás nacional neste mês de dezembro, é importante seguir algumas dicas que podem fazer muita diferença no processo de seleção.
A primeira delas é manter o seu Cadúnico sempre atualizado com informações verdadeiras. O governo federal possui meios de identificar se você está fraudando esse sistema.
Outra dica importante é não acreditar em mensagens que prometem inclusões rápidas e fáceis no Auxílio-gás nacional. Todo o processo de seleção deste benefício é feito de maneira automática com base nas informações que você inscreveu no Cadúnico.
Por fim, outra dica importante é verificar com frequência as informações da sua conta no aplicativo oficial do Bolsa Família. É por esse sistema que você entenderá se foi selecionado para o Auxílio-gás nacional, ou se terá que esperar mais um pouco.
Antecipação do Auxílio-gás
O governo federal já confirmou que vai antecipar os pagamentos do Auxílio-gás nacional para todos os usuários nesse final de ano. A ideia é que todas as pessoas recebam o benefício em datas diferentes.
Em condições normais, o Auxílio-gás nacional é pago sempre nos 10 últimos dias úteis do mês. Contudo, para o próximo mês de dezembro a ideia é liberar o saldo para os 10 de últimos dias úteis antes das festas de final de ano.
Assim, pode-se afirmar que o Auxílio-gás nacional será pago entre os dias 10 e 23 de dezembro. Todos os mais de 5 milhões de beneficiários do programa deverão receber o saldo antes do Natal.
Essa regra de antecipação, aliás, não é nova e normalmente acontece todos os anos. As antecipações também serão concedidas para todos os 20 milhões de usuários que fazem parte do Bolsa Família. Eles também poderiam receber o benefício antes do Natal.