Auxílio-gás: mais de 70 mil novas famílias foram inseridas EM JUNHO: veja se você está entre elas
Governo federal retoma nesta segunda-feira (17) os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional. Veja quem recebe
O governo federal retoma oficialmente nesta segunda-feira (17) os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional. Um dos maiores programas de transferência de renda deve atende cerca de 5,8 milhões de pessoas em junho, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
Em junho, o governo federal inseriu mais de 70 mil novas famílias ao grupo de usuários do benefício social. Estamos falando de pessoas que não estavam na folha de pagamentos do programa, mas que foram selecionadas no decorrer das últimas semanas.
Como saber se fui selecionado
Existem várias formar de descobrir se você está entre as pessoas selecionadas para o programa social neste mês de junho. A mais prática delas é através do app do Bolsa Família. Com este aplicativo em mãos, o cidadão pode descobrir se vai receber o saldo, e também a data do seu pagamento.
Uma outra forma de descobrir estas informações é entrando em contato com um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo. Neste caso, é importante consultar o horário de funcionamento dos Centros na sua cidade, antes de sair de casa, para não perder a viagem.
Além disso, confira notícias sobre benefícios sociais em nosso site!
Quem pode receber em junho
Para este mês de junho, as regras de entrada no Auxílio-gás nacional seguem basicamente as mesmas. Para ter direito ao benefício social é preciso:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- Residir com ao menos uma pessoa que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Mulheres vítimas de violência doméstica, e que estão sob medidas protetivas da Justiça, podem ter prioridade no processo de seleção em caso de empate. Esta mesma prioridade é concedida para as pessoas que fazem parte do Bolsa Família do governo federal.
O calendário de pagamentos
Como dito, os pagamentos do Auxílio-gás nacional estão sendo retomados neste dia 17 de junho, mas nem todo mundo vai conseguir receber o saldo neste dia. Para saber a data exata da sua liberação, é necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS).
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (17);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (18);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (19);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (20);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (21);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (24);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (25);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (26);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (27);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (28).
Como movimentar o Auxílio-gás
Mas afinal de contas, como é possível movimentar o dinheiro do Auxílio-gás nacional? De acordo com informações do governo federal, o saldo do benefício é liberado dentro do sistema do Caixa Tem, um dos apps mais famosos da Caixa Econômica Federal.
Através do Caixa Tem, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos, fazer o pix e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Também é possível realizar esta movimentação através dos cartões do Bolsa Família, ou mesmo do antigo Auxílio Brasil.
Além do Auxílio-gás
Neste mês de junho, o governo federal também deverá seguir com os pagamentos do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país atende pouco mais de 20 milhões de pessoas atualmente, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
As datas dos pagamentos do Auxílio-gás nacional, aliás, são basicamente as mesmas do Bolsa Família. O cidadão também precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai poder receber o seu benefício.