Depois de muitas semanas de espera, o governo federal deverá retomar nesse mês de agosto os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Esse é um dos maiores programas de transferência de renda do país, que atende mais de 5 milhões de brasileiros de todas as regiões.
Nesse mês de agosto, o Auxílio-gás nacional será retomado no próximo dia 19. De todo modo, vale lembrar que o saldo será liberado de maneira escalonada no decorrer dos últimos 10 dias úteis do mês. Para saber o dia exato da sua liberação, será preciso se basear no final do Número de Identificação Social (NIS).
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para esse mês de agosto, tomando como base as datas divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).
O calendário acima também será utilizado pelos usuários do Bolsa Família. Caso você tenha direito aos dois benefícios, poderá receber ambos em uma mesma conta, e em uma mesma data. As regras de movimentação, aliás, também são as mesmas.
Quem recebe o Auxílio-gás em agosto
De um modo geral, pode-se dizer que as regras de entrada do Auxílio-gás nacional para esse mês de agosto seguirão as mesmas. Para ter direito ao benefício, é necessário:
- ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica, e que se encontram nesse momento sob proteção da Justiça, têm prioridade no processo de seleção. Isso quer dizer que elas têm mais chances de serem selecionadas, caso cumpram as regras gerais de entrada.
Quem também tem prioridade nesse processo de seleção são os usuários que já fazem parte do Bolsa Família. O governo prefere realizar os pagamentos para esse público já que é mais fácil encontrar uma maneira de pagá-los através do sistema do Caixa Tem.
Me encaixo nas regras, como saber se fui selecionado
Ao contrário do que muita gente imagina, não é necessário sair de casa para saber se você está apto aos pagamentos do Auxílio-gás nacional. Essa verificação pode ser feita diretamente no aplicativo oficial do próprio Bolsa Família, através da sua conta gov.br.
Com esse aplicativo em mãos, você pode conferir se foi selecionado para o programa, e também os valores que serão depositados em seu nome. Por esse meio, também será possível descobrir a data do seu pagamento.
Essa verificação, no entanto, ainda não está disponível. Normalmente, o governo federal anuncia os selecionados para um mês de pagamento apenas alguns dias antes do início das liberações. Isso significa que será preciso esperar mais algumas semanas para conferir a sua situação.
Valores do Auxílio-gás
Para esse mês de agosto, o governo federal ainda não definiu os valores do Auxílio-gás nacional. O que já se sabe é que o patamar será o mesmo para todos os usuários, independente da quantidade de pessoas que residem na mesma casa.
Também já é possível adiantar que o valor deverá corresponder a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. Essa é uma regra prevista na lei que criou o Auxílio-gás nacional.