Na última sexta-feira (30), o Governo Federal concluiu oficialmente os pagamentos de junho do Auxílio-Gás nacional. Estima-se que mais de 5 milhões de pessoas tenham recebido os pagamentos de R$ 109 em suas contas. Concluído este repasse, os usuários querem saber agora quando a próxima liberação será feita de fato.
O Governo Federal já tem uma resposta para esta pergunta. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a ideia é retomar os pagamentos do Auxílio-Gás nacional apenas a partir do próximo mês de agosto. Não há previsão de liberação do saldo para julho.
Este período sem liberações ocorre porque o Auxílio-Gás é um programa de caráter bimestral, isto é, ele é pago sempre a cada dois meses. Em 2023, o Governo liberou o saldo nos meses de fevereiro, abril e junho. Neste mesmo ritmo, as próximas liberações acontecerão nos meses de agosto, outubro e dezembro deste ano. Assim, mais três repasses serão feitos até 2024.
Abaixo, você pode conferir as datas dos pagamentos de agosto do Auxílio-Gás nacional.
- Usuários com NIS final 1: 18 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 21 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 3: 22 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de agosto (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 28 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 8: 29 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de agosto (quinta-feira).
Assim como ocorreu nos meses anteriores, os repasses do Auxílio-Gás nacional deverão ser feitos nas mesmas datas do Bolsa Família. Os repasses ocorrem nos 10 últimos dias úteis do mês. Para saber o dia exato do seu recebimento, é necessário consultar o final do seu Número de Identificação Social (NIS).
Quem tem direito
Para ter direito ao Auxílio-Gás nacional é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do Governo Federal. Além disso, é importante ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 660.
O Ministério também indica que é importante que o cidadão resida com ao menos um integrante que faz parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ideia é dar prioridade para este grupo no momento da seleção para os nomes do programa.
Vale lembrar também que o Governo Federal dá preferência no projeto de seleção para as pessoas que fazem parte do Bolsa Família. Mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica e que estão sob medidas protetivas também poderão ser selecionadas como prioridade.
A inscrição no Auxílio-Gás
Mas afinal, o que é preciso fazer para ser selecionado para o Auxílio-Gás no mês de agosto? Em primeiro lugar, é importante lembrar que não há nenhum tipo de inscrição direta para o recebimento do programa social em questão. Mas há alguns pontos que o cidadão pode seguir para elevar as suas chances de seleção para o projeto.
Para as pessoas que já estão dentro do Auxílio-Gás, não é preciso se preocupar com nenhum tipo de renovação. O Governo segue pagando os saldos normalmente de maneira automática. Desde que o indivíduo siga dentro de todas as regras de permanência, ele poderá seguir recebendo o dinheiro do programa social normalmente em sua conta.
Para os cidadãos que nunca receberam o Auxílio-gás nacional, a dica é se inscrever o quanto antes dentro do sistema do Cadúnico. A inscrição ocorre em órgãos indicados pela prefeitura da sua cidade. Se você já está no Cadúnico, mas nunca recebeu o benefício, a dica é manter a lista atualizada com informações sempre verdadeiras, para ter mais chances de ser selecionado.