A Caixa Econômica Federal liberou nesta quinta-feira (12) a opção de saque da quarta parcela do Auxílio Emergencial para mais um grupo de informais. Desta vez, aqueles que nasceram no mês de agosto podem realizar o processo em qualquer caixa eletrônico. O dinheiro está disponível desde as primeiras horas desta manhã.
Esse grupo de informais recebeu essa quantia ainda no último dia 25 de julho. De lá para cá, no entanto, eles só estavam podendo mexer nesse dinheiro de forma digital. E de acordo com a Caixa Econômica Federal, eles precisavam usar o app do Caixa Tem ou mesmo o Internet Banking para conseguir realizar as operações.
Naquele primeiro momento era possível fazer uma série de tarefas como pagar boletos ou mesmo realizar algumas compras online ou presenciais. Tudo isso, no entanto, dependia de uma conexão com internet. Sem isso, o trabalhador teria que esperar mesmo pelas datas das liberações dos saques da quantia em questão.
Para quem nasceu em agosto, essa espera terminou justamente nesta quinta-feira (12). A partir de agora, eles podem se dirigir até o banco e realizar o saque de dinheiro em espécie. Além disso, eles podem usar a quantia da forma que quiserem. Pelo menos é o que dizem as regras do Auxílio Emergencial.
Vale lembrar que esse saque não é obrigatório. Pelo contrário. De acordo com diretores da Caixa Econômica Federal, a dica do momento ainda é usar o dinheiro através do Caixa Tem. Isso porque o país ainda está enfrentando uma pandemia de um vírus mortal. Então quem puder evitar sair de casa, é melhor optar por fazer isso.
Bolsa Família tem outra lógica
Vale lembrar que todas essas regras acima valem apenas para as pessoas que recebem o Auxílio Emergencial porque se inscreveram no aplicativo do programa ainda no ano passado. Além disso, se enquadram aqui também os cidadãos que estão no Cadúnico e que não recebem o Bolsa Família.
Todos os outros grupos seguem uma lógica diferente, que utiliza apenas um calendário. É o caso justamente das pessoas que recebem o Auxílio Emergencial, através dos pagamentos do Bolsa Família também do Governo Federal.
Para as pessoas deste grupo, é preciso seguir apenas um único calendário, que é o mesmo que eles seguiam antes do início dos pagamentos do Auxílio Emergencial. Em regra geral, eles podem tirar o dinheiro no mesmo dia da liberação digital do benefício.
Prorrogação do Auxílio
Recentemente o Governo Federal anunciou a prorrogação do Auxílio Emergencial por mais três meses. Com isso, os pagamentos que deveriam seguir até julho, agora seguirão até, pelo menos, o próximo mês de outubro.
De acordo com o Ministério da Cidadania, os 37 milhões de brasileiros que recebem o benefício atualmente não precisam se preocupar com novas seleções. É que eles passarão para a prorrogação de forma automática.
Segundo as informações do Governo, pouca coisa deve mudar durante esses meses adicionais de pagamentos. Os valores do programa, por exemplo, seguirão os mesmos. São montantes que seguirão variando entre R$ 150 e R$ 375.