É possível destacar o alto índice de desemprego, que pegou muitos cidadãos desprevenidos, sendo atendidos, justamente, pelo Auxílio Emergencial quando ainda estava ativo. Porém, agora a situação se torna ainda mais delicada.
Isso porque a pandemia não acabou e junto com ela outros vários impactos vem para desestabilizar os brasileiros, como a atual crise econômica. Diante de todos os pontos mencionados, é possível afirmar que as famílias de baixa renda estão se desdobrando para se sustentarem.
O Auxílio Emergencial pode voltar em 2022?
Devido a necessidade de muitas pessoas com relação ao auxílio, há questionamentos quanto a possibilidade de uma nova rodada do programa na sociedade. No entanto, é improvável que o benefício seja novamente liberado.
Acontece que o Governo Federal deixou bem claro que não existem planos para que o Auxílio Emergencial voltasse. O que é uma situação crítica, uma vez que são mais de 25 milhões de pessoas desamparadas após o encerramento do programa.
Todavia, algumas pessoas ainda podem receber o benefício de forma retroativa. Os novos pagamentos são destinados aos pais solteiros chefes de família monoparental, que não receberam as cotas duplas durante a vigência do programa.
Cabe salientar que os repasses consideram apenas as primeiras cinco parcelas concedidas pelo Auxílio Emergencial em 2022. Dessa forma, o homem solo pode receber até R$ 3 mil, conforme a quantidade de cotas que recebeu no período mencionado.
Para consultar e verificar se tem direito ao benefício retroativo, basta acessar o site da Dataprev. Na prática, será necessário informar os dados completos, como o nome, o nome da mãe, a data de nascimento e o número do CPF. Na sequência, é só enviar e conferir as informações.