A Caixa Econômica Federal liberou nesta quarta-feira (18) a possibilidade de saque da quarta parcela do auxílio emergencial. Desta vez é a hora das pessoas que nasceram no mês de dezembro. Trata-se portanto da última liberação do quarto ciclo. São os últimos brasileiros a receberem esse direito.
Veja mais: Auxílio emergencial 2021: Veja todas as liberações desta semana
De acordo com informações do calendário do programa, os cidadãos desse grupo receberam esse dinheiro ainda no último dia 30 de julho. Naquele primeiro momento, no entanto, eles só podiam movimentar a quantia de forma digital. E para isso eles precisavam usar o aplicativo Caixa Tem ou o Internet Banking.
Isso vai mudar a partir desta quarta (18) para os informais que nasceram em dezembro. Agora eles podem seguir movimentando o montante de forma digital ou, se preferirem, podem ir até uma agência bancária e retirar o dinheiro em espécie. Essa é uma notícia importante especialmente para aqueles que não estão conseguindo usar o Caixa Tem.
Com a liberação deste saque, a Caixa conclui oficialmente o ciclo de pagamentos da quarta parcela do Auxílio Emergencial. Cerca de 37 milhões de brasileiros receberam as quantias em questão. São pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e que estão precisando de ajuda financeira do Governo.
De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, os valores do Auxílio este ano estão variando entre R$ 150 e R$ 375. O montante recebido vai depender do público que está pegando a quantia. Esse sistema de repasses não deve mudar pelos próximos meses adicionais do programa.
Prorrogação
A ideia inicial do Governo Federal era mesmo fazer pagamentos do Auxílio Emergencial até esta quarta parcela. Eles não queriam fazer mais liberações depois disso. No entanto, a pandemia não deu descanso e eles decidiram prorrogar o benefício.
Recentemente eles anunciaram essa prorrogação de maneira oficial. E o fato é que ela começa justamente nesta quarta-feira (18). Esta é a data que marca a liberação do dinheiro para os usuários do Bolsa Família que tenham o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.
Veja também: Auxílio emergencial 2021: pagamento da 5ª parcela começa HOJE (18)
De acordo com dados do próprio Ministério da Cidadania, o Auxílio Emergencial conta com 27 milhões de informais. Além disso, outros 10 milhões são justamente os usuários do Bolsa Família que estão dentro desse projeto novo.
Mais três meses de Auxílio
O plano atual do Governo Federal é seguir pagando o Auxílio Emergencial por mais três meses. Com isso, esses repasses deverão acontecer nos meses de agosto, setembro e outubro. Pelo menos essa é a ideia até aqui.
Logo depois, o objetivo é iniciar de uma só vez os pagamentos do novo Bolsa Família. De acordo com o próprio Presidente Jair Bolsonaro, esse novo projeto vai passar a se chamar Auxílio Brasil a partir de novembro.
O Governo, aliás, deixou o texto da Medida Provisória (MP) nas mãos do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O projeto tem algo em torno de quatro meses para passar por uma aprovação no Congresso.