Economia

Auxílio emergencial e 8ª parcela

Muitas pessoas tem expectativa que o auxílio emergencial conte com uma 8ª parcela, o que não foi confirmado. O governo federal não tem como prioridade renovar o auxílio emergencial 2021 até dezembro, a previsão é que de fato o benefício deixe de ser pago ainda neste mês.

Na realidade, todas as liberações de valores já aconteceram, o que ainda deve seguir é a liberação de saques até o dia 19 de novembro. Além disso, uma medida também estabeleceu o fim do Bolsa Família. Ou seja, as famílias de baixa renda devem esperar que os benefícios não sejam mais pagos.

Neste cenário, o governo trabalha com duas propostas, o Auxílio Brasil e um auxílio transitório. O primeiro deve ser pago para pessoas em pobreza e em extrema pobreza e pode chegar até R$ 400 em alguns casos. Já o segundo deve ser pago para as pessoas que hoje recebem o auxílio emergencial, mas não teriam direito ao Auxílio Brasil.

O fim do Bolsa Família acontece após 18 anos desde a criação do governo Lula e se a o Auxílio Brasil não for pago estas famílias poderão ser duramente prejudicadas. Uma opção para financiar os dois novos benefícios sociais é a PEC dos Precatórios.  O texto deve passar por votação em segundo turno na terça-feira, 9 de novembro, mas sua aprovação é incerta.

Paulo Guedes, ministro da Economia, chegou a dizer que pediria “licença” para furar o teto de gastos o que não foi bem recebido pelo mercado. A bolsa caiu e o dólar aumentou em reação a fala do parlamentar.

 

Calendário da 7ª parcela do auxílio emergencial

Os pagamentos foram iniciados numa quarta-feira, 20 de outubro, e seguiram até 31 de outubro. Já as liberações de saques acontecem entre os dias 1º de novembro e 19 de novembro.

Novos pagamentos do benefício foram descartados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, apenas NESTA situação deve haver um novo calendário do auxílio emergencial 2021.

Mês de nascimento Data de pagamento Liberação para saque
Janeiro 20 de outubro 1º de novembro
Fevereiro 21 de outubro 3 de novembro
Março 22 de outubro 4 de novembro
Abril 23 de outubro 5 de novembro
Maio 23 de outubro 9 de novembro
Junho 26 de outubro 10 de novembro
Julho 27 de outubro 11 de novembro
Agosto 28 de outubro 12 de novembro
Setembro 29 de outubro 16 de novembro
Outubro 30 de outubro 17 de novembro
Novembro 30 de outubro 18 de novembro
Dezembro 31 de outubro 19 de novembro