Auxílio emergencial de R$600 e R$375: VEJA se o seu CPF foi utilizado para receber - Notícias Concursos

Auxílio emergencial de R$600 e R$375: VEJA se o seu CPF foi utilizado para receber

Uma grande maioria da população ainda não tem a ciência, mas com o aumento dos episódios de vazamento de dados pessoais em todo o país, é bem possível a utilização de seu CPF por outras pessoas. Essa informação pode, inclusive, servir para a obtenção de Auxílio Emergencial de maneira indevida.

Isso significa, na prática, um terceiro realizaria a solicitação do benefício sem que o dono do CPF soubesse. E isso ocorreu muito com o a auxílio emergencial.

Para conferir, portanto, as plataformas oficiais do Governo Federal já disponibilizam consultas. Desse modo, é possível conferir se o nome do cidadão está em movimentações e solicitações de programas sociais.

Esta medida se mostra importante principalmente num momento em que muitos recebem a convocação para devolução do valor. Assim, aquele que “recebeu o benefício” em seu nome sem ter qualquer conhecimento poderá denunciar a fraude.

Como realizar a checagem?

Para saber se seu CPF foi utilizado irregularmente para o recebimento do Auxílio Emergencial será necessário que o interessado efetue uma consulta no site da Dataprev. Isto é, disponível no seguinte endereço https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/. 

Então, na página será necessário que o cidadão efetue o preenchimento de alguns dados, como número do CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.  

Caso o seu CPF tenha, de fato, sido utilizado no processo de requerimento das parcelas do Auxílio Emergencial, a página deverá mostrar que o benefício está em processamento ou se teve aprovação, requerimento retido ou dados inconclusivos. Isso significa, portanto, que em todas estas opções o pedido de participação no programa assistencial ocorreu. 

Logo, se o portal eletrônico indica que o processo está em andamento, mas não foi o dono do CPF que solicitou, a instrução dos órgãos organizadores do benefício é de que se faça uma denúncia. Assim, a reclamação pode ser feita diretamente ao Ministério da Cidadania através do telefone 121 ou 0800-707-2003. 

Além disso, o processo de denúncia também poderá ocorrer em qualquer agência física da Caixa Econômica Federal.

Recebimento de código via SMS

Outro ponto que é classificado como um indicador de fraude são os casos em que o cidadão recebe em seu aparelho celular o código de solicitação do benefício. O código normalmente é enviado ao beneficiário quando o cadastro para a entrada no Auxílio Emergencial ocorre.

No entanto, a Caixa alerta que a mensagem também pode funcionar como uma isca na aplicação de algum tipo de fraude. “O recebimento de código não solicitado é um método de ataque comum para levar o usuário a clicar ou ligar para os agentes fraudulentos”, informou a instituição.

Dessa forma, não é indicado que o cidadão clique em qualquer link na mensagem, mas procure se informar nos canais oficiais da Caixa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?