Durante esta semana os pagamentos da quinta parcela do auxílio emergencial de 2021 se iniciam. Dessa maneira, segundo o calendário oficial do Governo Federal, os pagamentos se iniciarão no próximo dia 18 para os participantes do Programa Bolsa Família e no dia 20 para os demais beneficiários.
Assim, o benefício, que teve prorrogação por mais três meses, deverá se encerrar somente em outubro. Além disso, o programa possui as mesmas regras e critérios de participação que já adotava anteriormente.
Em conjunto, regularmente, a Dataprev e o Ministério da Cidadania realizam a checagem de todos os dados antes de cada nova rodada. Dessa forma, o processo tem o objetivo de identificar possíveis fraudes e irregularidades no recebimento dos valores.
Caixa Tem contém informações do benefício
O processo de pagamento do Auxílio Emergencial pelo aplicativo Caixa Tem ocorre de acordo com as informações do calendário oficial.
Dessa maneira, assim que há a liberação dos recursos, a Caixa Econômica prossegue com os depósitos na Conta Poupança Social Digital. Nessa ocasião, então, os valores ficam disponíveis para pagamento de contas e compras. Apenas em seguida que haverá a liberação do saque em dinheiro, que pode ocorrer em qualquer agência física da Caixa, lotérica ou correspondente Caixa Aqui.
Além disso, o aplicativo é a plataforma oficial para que o beneficiário confira se terá aprovação ou negativa do próximo recebimento.
Caixa libera saque da 4ª parcela a beneficiários que nasceram em outubro
O depósito da quarta parcela do benefício se encerrou no dia 30 de julho.
Contudo, a Caixa Econômica Federal liberou, nesta segunda-feira, 16 de agosto, os saques em dinheiro e possibilidade de transferências da 4ª parcela do Auxílio Emergencial. A medida se destina a todos os beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família e que nasceram no mês de outubro.
Além disso, na terça-feira, 17 de agosto, aqueles que nasceram em novembro também poderão sacar seus valores. Por fim, a quarta rodada se finalizará oficialmente na quarta-feira, 18 de agosto com a liberação de saque para os aniversariantes de dezembro.
Assim, todos os cidadãos podem consultar a situação do seu benefício através do aplicativo oficial do Auxílio Emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo endereço eletrônico https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/.
Pagamento da 5ª parcela do Auxílio Emergencial se inicia nesta semana
Indo adiante, além do fim da quarta rodada, a quinta parcela já se iniciará nesta semana.
Na quarta-feira, 18 de agosto, os participantes do Bolsa Família que estão recebendo o Auxílio Emergencial já terão acesso às suas quantias. Isto é, se iniciando pelo grupo dos que possuem o NIS (Número de Identificação Social) de fim 1. Os pagamentos seguirão nessa mesmo ordem, pelos últimos dez dias úteis do mês, acabando no dia 31 de agosto com aqueles de NIS com fim 0.
Em seguida, será a vez do público geral, na sexta-feira, 20 de agosto. Assim, neste dia, os beneficiários que nasceram no mês de janeiro terão acesso ao depósito.
Desse modo, a nova rodada de pagamentos irá se encerrar no dia 31 de agosto, quando receberão os integrantes que nasceram no mês de dezembro.
De acordo com o ministro da Cidadania, João Roma, o pagamento das três parcelas prorrogadas devem ser os últimos recursos pagos pelo programa. Isto porque a intenção do Governo é iniciar o pagamento do Auxílio Brasil, novo programa social que irá substituir o Bolsa Família em novembro.
Calendário da pagamento das parcelas prorrogadas do Auxílio Emergencial 2021
Com a prorrogação do benefício, os participantes receberão mais três parcelas. Estas, portanto, terão o depósito na Poupança Social Digital da Caixa da maneira que segue.
5ª parcela
A próxima rodada já começa nesta semana. Assim, terão acesso ao valores nas datas abaixo aqueles que não fazem parte do Bolsa Família e que nasceram em:
- Janeiro: 20 de agosto
- Fevereiro: 21 de agosto
- Março: 21 de agosto
- Abril: 22 de agosto
- Maio: 24 de agosto
- Junho: 25 de agosto
- Julho: 26 de agosto
- Agosto: 27 de agosto
- Setembro: 28 de agosto
- Outubro: 28 de agosto
- Novembro: 29 de agosto
- Dezembro: 31 de agosto
6ª parcela
Em seguida, receberão a sexta parcela, conforme calendário que segue, os aniversariantes de:
- Janeiro: 21 de setembro
- Fevereiro: 22 de setembro
- Março: 23 de setembro
- Abril: 24 de setembro
- Maio: 25 de setembro
- Junho: 26 de setembro
- Julho: 28 de setembro
- Agosto: 29 de setembro
- Setembro: 30 de setembro
- Outubro: 01 de outubro
- Novembro: 02 de outubro
- Dezembro: 03 de outubro
7ª parcela
Por fim, a última parcela do Auxílio Emergencial será em outubro. Em seguida, portanto, o governo federal pretende iniciar o novo Bolsa Família, renomeado como Auxílio Brasil.
O calendário da sétima e última rodada, então, ficará da seguinte maneira para os que nasceram em:
- Janeiro: 20 de outubro
- Fevereiro: 21 de outubro
- Março: 22 de outubro
- Abril: 23 de outubro
- Maio: 23 de outubro
- Junho: 26 de outubro
- Julho: 27 de outubro
- Agosto: 28 de outubro
- Setembro: 29 de outubro
- Outubro: 30 de outubro
- Novembro: 30 de outubro
- Dezembro: 31 de outubro
Caixa utilizará Whatsapp para envio de informações
Além disso, a Caixa Econômica Federal informou que utilizará o Whatsapp para o envio de informações sobre datas de depósitos e saques do Auxilio Emergencial aos beneficiários.
Dessa forma, serão, ao todo, cerca de 500 milhões de mensagens, o que possibilitará que mesmo os cidadãos que utilizam o aplicativo possam ter acesso às informações enviadas pela instituição. Assim, essa medida se mostra interessante para usuários que possuem planos de internet limitada.
Logo, a fim de participar do processo será necessário que o beneficiário possua o cadastro de seu número de telefone no aplicativo Caixa Tem.
É necessário atualizar dados para receber o Auxílio Emergencial?
Os participantes do Auxílio Emergencial que tiveram acesso às parcelas pagas de abril a julho não necessitam de efetuar um novo cadastro ou, ainda, de atualizar suas informações para receberem as parcelas adicionais do Governo Federal.
Assim, a quantia será depositada de forma automática na Conta Poupança Social Digital de cada participantes após a análise mensal da Dataprev.
Contestação em caso de benefício negado
O cidadão que obtiver uma resposta negativa em relação a sua participação no benefício poderá efetuar a contestação da decisão do Governo Federal. Então, o procedimento poderá ser solicitado diretamente pelo site da Dataprev. Contudo, ainda não é possível saber as datas e prazos em que a possibilidade estará aberta.
De acordo com o Ministério da Cidadania, o sistema só aceitará contestações em casos que é possível ocorrer uma nova atualização na base de dados da Dataprev. Desse modo, o órgão estima que cerca de 40 milhões de pessoas serão comtempladas com a prorrogação do benefício.