A Caixa Econômica Federal não vai realizar pagamentos da quarta parcela do Auxílio Emergencial nesta segunda-feira (26) para os informais. Trata-se portanto de uma pausa na liberação da quarta parcela do benefício. A expectativa é que os repasses voltem a partir da próxima terça-feira (27). Essa é a regra.
O banco começou as liberações do quarto ciclo para os informais ainda no último dia 17 de julho. Neste dia, os trabalhadores que nasceram no mês de janeiro tiveram a oportunidade de pegar a quantia do quarto ciclo. De lá para cá, outros grupos também receberam o dinheiro desta quarta parcela do programa.
De modo que, de acordo com as informações oficiais, apenas as pessoas que nasceram nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro ainda não receberam esse quarto montante do benefício. Isso vai acontecer ainda nesta semana entre a terça-feira (27) e o próximo domingo (30), que é a data que fecha essas liberações.
Vale lembrar que o sistema funciona de forma diferente para as pessoas que recebem o Auxílio Emergencial através do Bolsa Família. Neste caso, há pagamentos nesta segunda-feira (26). De acordo com a Caixa Econômica Federal, a liberação nesta data está acontecendo para os brasileiros que tenham o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 6.
Também durante esta semana, a Caixa vai seguir realizando os pagamentos para as pessoas que possuem o NIS terminando em 7,8, 9 e 0. A próxima sexta (30) vai ser portanto a última data de liberações da quarta parcela do Auxílio Emergencial para todos os grupos do programa.
Quarta parcela
Inicialmente se imaginava portanto que esta quarta parcela do Auxílio seria a última do benefício. É que quando o Governo aprovou o texto do projeto, ele especificou que o programa teria apenas quatro meses de duração.
Como os pagamentos começaram no último mês de abril, então é de se imaginar que as pessoas iriam receber esses montantes até este mês de julho. Acontece que o Governo Federal anunciou oficialmente a prorrogação do programa.
O projeto emergencial ganhou mais três meses de duração. Com isso, aliás, os pagamentos deverão seguir, pelo menos, até o próximo mês de outubro. Pelo menos esse é o plano do Governo Federal até este momento.
Auxílio Emergencial
Com as informações que se tem até aqui, é possível saber que pouca coisa vai mudar nessa nova prorrogação do Auxílio. O Governo Federal vai seguir portanto realizando os pagamentos para as mesmas 37 milhões de pessoas que estão recebendo agora.
Os valores também não devem mudar. De acordo com o Ministério da Cidadania, o patamar atual de pagamentos varia entre R$ 159 e R$ 375 e deverá seguir sendo assim pelos meses adicionais de repasses.
Desde que o Governo começou as liberações deste benefício em abril, cerca de 2 milhões de brasileiros tiveram um bloqueio na conta. Esses cancelamentos aconteceram sob a batuta do Dataprev e da Controladoria Geral da União (CGU).