Entramos oficialmente na última semana de pagamentos da 9ª rodada do programa Auxílio Brasil do Governo Federal. Dados do Ministério da Cidadania apontam que pouco mais de 18,13 milhões de famílias estão aptas ao recebimento do benefício social. O número é basicamente o mesmo registrado nos dois meses anteriores.
Nesta semana, mais cinco grupos estão aptos ao recebimento do dinheiro do projeto. A expectativa é que todos os usuários tenham recebido a quantia até o próximo dia 29. Veja as datas da semana.
Segunda-feira (25) – Usuários com o Número de Identificação Social (NIS) final 6
Terça-feira (26) – Usuários com o Número de Identificação Social (NIS) 7
Quarta-feira (27) – Usuários com o Número de Identificação Social (NIS) 8
Quinta-feira (28) – Usuários com o Número de Identificação Social (NIS) 9
Sexta-feira (29) – Usuários com o Número de Identificação Social (NIS) 0
As regras de movimentação do dinheiro seguem basicamente as mesmas neste mês de julho. Para mexer na quantia do Auxílio Brasil, o cidadão pode usar o cartão do antigo Bolsa Família, ou mesmo o novo dispositivo do programa que está sendo enviado pelo Ministério. Outra opção para movimentar a quantia é o app do Caixa Tem.
Em julho, segue valendo a regra de que cada cidadão precisa receber ao menos o valor de R$ 400. O saldo pode ser maior, mas nunca menor do que este piso. O Ministério da Cidadania afirma que na 9ª rodada de pagamentos do benefício, o patamar médio de repasses está na casa dos R$ 408, mantendo o nível visto nos últimos meses.
O calendário
Segundo informações oficiais, este é o último mês de pagamentos do benefício social com calendário neste formato. Até aqui, o Ministério realizava os repasses sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Trata-se de uma norma válida desde as liberações do antigo Bolsa Família, programa que chegou ao fim em outubro do ano passado.
A partir do próximo mês de agosto, o Governo Federal realizará mudanças no formato do calendário do programa. As alterações, aliás, já passaram por uma confirmação oficial por meio de uma instrução normativa publicada na manhã desta segunda-feira (25).
A partir de agosto, os repasses do programa Auxílio Brasil acontecerão sempre na primeira quinzena. A próxima liberação, por exemplo, está marcada para acontecer entre os dias 9 e 22, ainda levando em consideração o final do NIS de cada usuário.
De acordo com o Governo Federal, as mudanças têm como objetivo fazer com que os usuários possam receber o Auxílio Brasil no mesmo período em que a maioria das pessoas recebem suas contas. Contudo, informações de bastidores apontam para um interesse eleitoral.
Auxílio Brasil x eleições
Dados das últimas pesquisas eleitorais dos institutos Datafolha e Data Poder, apontam que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda tem dificuldade para conseguir votos de cidadãos que recebem dinheiro do programa Auxílio Brasil.
A dificuldade é percebida inclusive depois dos últimos aumentos nos valores do projeto social. A avaliação interna no Governo Federal é que a maioria dos beneficiários ainda ligaria o programa ao ex-presidente Lula (PT), que lidera a corrida presidencial também neste segmento.
A ideia de mudar as datas de pagamentos do Auxílio Brasil também entra neste conjunto de alterações que visam diminuir as semelhanças entre o atual programa e o antigo Bolsa Família. De toda forma, vale lembrar que o Governo nega que tenha qualquer interesse eleitoral com as liberações.