O Governo Federal deverá começar a partir do dia 18 a terceira rodada de pagamentos do Auxílio Brasil. Agora em janeiro, o programa em questão deverá atender cerca de 18 milhões de pessoas. Quem está dizendo é o próprio Ministério da Cidadania, que é a pasta que responde pelas liberações.
Mas mesmo diante da proximidade desses repasses, o fato é que muita gente ainda tem dúvidas sobre eles. E nesse mundo de muitas informações, muita gente acaba se atrapalhando sobre várias delas. Por isso, é muito importante ter cuidado para não se confundir nesses contatos.
Para não correr o risco de pegar uma informação errada, o cidadão pode tentar recorrer a uma série de contatos oficiais. Eles são gratuitos e normalmente usam um sistema humano para que o usuário fique informado. Abaixo, você vê quais são esses contatos e como fazer para usar qualquer um deles.
Contatos oficiais do Auxílio
De acordo com o Ministério da Cidadania, há um canal de atendimento da própria pasta. É o número 121. Esse canal também funciona como uma plataforma de denúncias de irregularidades. Outra opção é ligar para o 111, que é o canal de atendimento da Caixa Econômica Federal.
Não quer ligar para ninguém? Há ainda a opção de pegar informações oficiais por meio da internet. Para isso basta ir até o app oficial do Caixa Tem ou mesmo o do Auxílio Brasil. Ambos os apps possuem informações atualizadas sobre o programa em questão. Pelo menos é isso o que o Ministério da Cidadania está dizendo.
CRAS também é opção
Outra opção neste sentido é procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Cada cidade tem o seu próprio sistema. Normalmente, quando acontece algum problema na conta do Auxílio Brasil, as pessoas recorrem a esses lugares. É a ideia.
Mas nem sempre é preciso ir até lá. De acordo com analistas do próprio Governo Federal, na grande maioria das vezes é possível tirar uma dúvida simples através desses contatos que passamos acima. Isso acaba poupando muito tempo de muita gente.
Cuidado com golpes
Como dito, neste momento várias notícias sobre o Auxílio Brasil estão circulando por aí. Uma série de perfis fakes podem estar dando informações erradas ou desatualizadas. E isso pode acabar atrapalhando vários usuários.
Por isso, é importante ficar de olho nas fontes oficiais e nos sites de notícias de sua confiança. Assim, você pode evitar de ler uma informação falsa. Isso neste momento pode acabar fazendo muita diferença.
Auxílio Brasil: o que se sabe?
O que se sabe até aqui é que neste mês de janeiro, o Auxílio Brasil vai entrar em seu modo turbinado. De acordo com dados do próprio Ministério da Cidadania, a ideia é atender algo em torno de 18 milhões de pessoas neste momento.
Os valores, que já estão turbinados desde dezembro, devem seguir nessa lógica até o final do ano. Ainda de acordo com o Ministério da Cidadania, todos os usuários do programa deverão receber, no mínimo, R$ 400.