O novo cartão do Auxílio Brasil já está sendo liberado aos beneficiários. A ferramenta está sendo concedida de maneira gradativa, conforme os requisitos de prioridade do Ministério da Cidadania.
Uma das funções mais requisitadas implantada no dispositivo, é o chip, que garante novos meios de movimentação dos valores do Auxílio Brasil.
De acordo com o governo, incialmente estão recebendo o cartão Auxílio Brasil, os beneficiários que foram incluídos no programa a partir de novembro de 2021. A distribuição será para cerca de 6,6 milhões de famílias.
As primeiras famílias que serão beneficiadas são aquelas que residem em municípios que não possuem canais de pagamento da Caixa ou que estejam com os meios sobrecarregados.
O cartão do Auxílio Brasil será entregue pelos Correios, com toda segurança.
Novo cartão com opção de débito
Além do saque total ou parcial do benefício em toda a rede de pagamentos da Caixa Econômica e bancos 24h, o novo cartão possibilita que o usuário faça compras em estabelecimento na função débito.
Objetivo do novo cartão
O novo cartão traz mais liberdade ao beneficiário na realização de compras, além de aumentar a segurança das transações. No mais, a ferramenta possui a tecnologia de chip, que reduz riscos de clonagem.
Como cadastrar a senha do cartão
Um meio mais prático de realizar o cadastro do cartão é através do aplicativo Caixa Tem. No entanto, há outras opções, como comparecendo em uma agência da Caixa Econômica ou em casas lotéricas.
Veja como fazer o procedimento pelo aplicativo:
- Acesse o app Caixa Tem e faça login;
- Selecione a opção “Auxílio Brasil”;
- Em seguida, escolha a opção “Cadastrar senha do cartão”;
- Informe a numeração desejada e confirme.
Como consultar a entrega do novo cartão do Auxílio Brasil?
A consulta da entrega do novo cartão pode ser feita de forma simples pelo beneficiário do auxílio. Basta entrar em contato pelos seguintes canais de atendimento:
- 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas);
- 0800-1040104 (demais regiões).
Calendário de pagamentos do Auxílio Brasil
A distribuição do Auxílio Brasil ocorre de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS), desconsiderando o número após o hífen. Confira as datas a seguir:
Final do NIS | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro |
1 | 19/set | 18/out | 17/nov | 12/dez |
2 | 20/set | 19/out | 18/nov | 13/dez |
3 | 21/set | 20/out | 21/nov | 14/dez |
4 | 22/set | 21/out | 22/nov | 15/dez |
5 | 23/set | 24/out | 23/nov | 16/dez |
6 | 26/set | 25/out | 24/nov | 19/dez |
7 | 27/set | 26/out | 25/nov | 20/dez |
8 | 28/set | 27/out | 28/nov | 21/dez |
9 | 29/set | 28/out | 29/nov | 22/dez |
0 | 30/set | 31/out | 30/nov | 23/dez |
Como consultar a data de pagamento?
Os beneficiados pelo Auxílio Brasil podem consultar a data de pagamento do benefício:
Por telefone:
- O beneficiário pode ligar no telefone 121, do Ministério da Cidadania;
- Ademais, o beneficiário também pode ligar na central de atendimento da Caixa, pelo telefone 111.
Por aplicativos:
- Primeiramente, no aplicativo Auxílio Brasil (disponível para download gratuitamente para Android e iOS);
- Por fim, no aplicativo Caixa Tem (disponível para download gratuitamente para Android e iOS).