O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do seu Auxílio Brasil. De acordo com o calendário oficial de repasses, nesta quarta-feira (16) é a vez daqueles usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 3. O dinheiro está na conta dessas pessoas desde as primeiras horas da manhã.
Acontece que à medida que o programa vai avançando, mais dúvidas vão surgindo. Durante essa semana, indivíduos que fazem parte dos grupos que já receberam os valores referentes ao mês de fevereiro estão relatando alguns problemas. Um deles, por exemplo, é a questão do valor que está sendo depositado no aplicativo.
De acordo com relatos, muita gente está recebendo esse patamar de maneira dividida. Isso quer dizer portanto que esses brasileiros estão pegando uma parte desse dinheiro em uma conta e a outra parte em uma outra conta. Esses cidadãos querem saber o que fazer nesta situação. Afinal, há algo de errado com esses perfis?
De acordo com o Ministério da Cidadania, a resposta é não. Receber o dinheiro do Auxílio Brasil de forma dividida não significa que você tem algum problema. Isso não acontece de forma proposital, ou seja, o Governo não teve a intenção de dividir esse montante. Aconteceu por causa de uma folha no sistema.
Também é preciso lembrar que isso não é uma questão que está afetando todo mundo. Pelo que se sabe até aqui, a grande maioria dos usuários do Auxílio Brasil está recebendo esse dinheiro junto de uma só vez em uma mesma conta. Então apenas uma parte dos beneficiários está pegando essa quantia separada.
Por que isso acontece?
De acordo com o Governo Federal, essa divisão do dinheiro está acontecendo para algumas pessoas porque o valor total do Auxílio Brasil turbinado junta duas frentes: o patamar natural que cada um recebe e o adicional extraordinário.
Então para alguns cidadãos, pode ser que uma parte do dinheiro esteja caindo em uma conta e a outra parte fique em outra. Do ponto de vista prático, nada muda. Segue valendo a ideia de que você pode usar os dois normalmente.
Neste sentido, é bom dizer que tem gente que está encontrando apenas uma parte desse dinheiro em uma conta. De acordo com o Ministério da Cidadania, é importante prestar atenção e procurar. O residual tem que estar em outro lugar.
Auxílio Brasil
O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro. O programa em questão veio para substituir o antigo Bolsa Família. Embora se sabe que no primeiro momento, muita coisa seguiu igual nos dois benefícios.
As principais mudanças aconteceram mesmo a partir de janeiro deste ano. De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelos pagamentos, cerca de 3,5 milhões de brasileiros entraram no projeto desde o início deste ano.
Em fevereiro, o mesmo Ministério aponta que o programa está chegando na casa de cerca de 18 milhões de pessoas. Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que o Governo está conseguindo zerar a fila de espera para o projeto.