AUXÍLIO BRASIL: Saiu o CALENDÁRIO de pagamentos de JULHO
O calendário da nova rodada do Auxílio Brasil já pode ser consultado pelos beneficiários. De acordo com o cronograma, os pagamentos serão iniciados no dia 18 de julho mês e seguirão até o dia 29 do mesmo mês.
O calendário da nova rodada do Auxílio Brasil já pode ser consultado pelos beneficiários. De acordo com o cronograma, os pagamentos serão iniciados no dia 18 de julho mês e seguirão até o dia 29 do mesmo mês.
Enquanto o Ministério da Cidadania prossegue com os repasses do programa. O Governo Federal está com uma proposta na Constituição Nacional para ampliar o valor do benefício e de famílias contempladas.
Calendário do Auxílio Brasil
No que se refere ao calendário, segue com as liberações nos dez últimos dias úteis de cada mês, conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Veja as datas referentes ao mês de julho abaixo:
- NIS de final 1 – 18 de julho;
- NIS de final 2 – 19 de julho;
- NIS de final 3 – 20 de julho;
- NIS de final 4 – 21 de julho;
- NIS de final 5 – 22 de julho;
- NIS de final 6 – 25 de julho;
- NIS de final 7 – 26 de julho;
- NIS de final 8 – 27 de julho;
- NIS de final 9 – 28 de julho;
- NIS de final 0 – 29 de julho.
Consulta ao Auxílio Brasil
O beneficiário pode realizar a consulta do seu benefício pelo telefone 121, do Ministério da Cidadania, ou pela central de atendimento da Caixa, no número 111.
Também há opções de consulta virtual pelo aplicativo Auxílio Brasil (disponível para Android e iOS) e pelo aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS).
Quem pode receber o Auxílio Brasil?
O Auxílio Brasil é pago para as famílias que atenderem aos seguintes requisitos:
- Estar cadastrada, pela prefeitura, no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal;
- Ser selecionada pelo Ministério da Cidadania;
- Estar em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Ademais, para as famílias em situação de pobreza é necessário que apresentem, em sua composição, gestantes, nutrizes (mães que amamentam), crianças, adolescentes ou jovens entre 0 e 21 anos incompletos.
Além disso, após estar apto ao recebimento do Auxílio Brasil, as famílias precisam se atentar aos seguintes requisitos para continuar no programa:
- Em primeiro lugar, realização do pré-natal;
- Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
- Acompanhamento do estado nutricional;
- Frequência escolar mínima definida em regulamento;
- Matrícula em estabelecimento de ensino regular para jovens entre 18 a 21 anos.
Qual o valor do Auxílio Brasil?
Beneficiários do Auxílio Brasil podem receber um aumento de R$ 200 em suas mensalidades até dezembro deste ano. A medida está prevista na PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que já recebeu o parecer favorável do Senado Federal.
O objetivo do Governo Federal é elevar a quantia paga pelo programa social para R$ 600 a partir do mês de agosto. Sendo assim, os beneficiários poderão receber o benefício ampliado durante cinco meses, até o fim da vigência da proposta.
Além disso, o Governo pretende zerar a fila de espera de famílias que cumprem os requisitos para receber o Auxílio Brasil. Porém, isso só será possível caso o Planalto decrete estado de emergência no país, possibilitando o uso de recursos sem regras fiscais.