Quando se fala em Auxílio Brasil, muitas pessoas pensam em um único benefício. Na verdade, o Auxílio se refere a um programa do governo federal que faz referência a vários benefícios. Você sabe quais são eles? Saber quais são esses auxílios é importante para você fazer o seu cadastro e ter certeza de que poderá ser beneficiado na próxima triagem.
Veja também: Auxílio Brasil: veja o que fazer se você foi retirado do programa.
Benefícios do Auxílio Brasil
O Auxílio Brasil oferece vários benefícios de acordo com o tipo de necessidade das famílias brasileiras. Veja abaixo cada um deles, quem tem direito e a duração do auxílio.
- Benefício Primeira Infância. Esse benefício do Auxílio Brasil é oferecido às famílias com até cinco crianças de 0 a 36 meses incompletos. Não existe um prazo para o benefício.
- Benefício Composição Familiar. Tem direito as famílias com gestantes ou integrantes de três a 21 anos incompletos. Os integrantes de 18 a 21 anos devem estar matriculados no ensino básico. O máximo de integrantes aqui é de cinco pessoas. Não existe prazo para o programa.
- Benefício de Superação da Extrema Pobreza. Têm direito as famílias que, mesmo ao somar os ganhos, mais os benefícios anteriores ainda assim possuam uma renda mensal per capita (por cabeça) que seja inferior ou igual ao valor considerado dentro da linha de extrema pobreza. Não há limite de integrantes e não há prazo para o benefício.
- Auxílio Esporte Escolar. As famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil e que possuem filhos entre 12 e 18 anos incompletos, e que estão estudando, podem receber uma parcela única mais 12 parcelas mensais por cada estudante. Para receber o Auxílio o estudante deve se destacar nos Jogos Escolares Brasileiros.
- Bolsa de Iniciação Científica Júnior. Estudantes que fazem parte de famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil e que se destacaram em competições acadêmicas e científicas nacionais podem receber a Bolsa. Não existe um limite de benefícios por família e também não há uma duração para o programa.
- Auxílio Criança Cidadã. Recebe o benefício o(a) responsável por criança de 0 a 48 meses incompletos. O(A) responsável pode ter fonte de renda, mas consegue o benefício se não encontrar vaga em creches públicas ou privadas conveniadas. O regulamento definirá a quantidade de crianças. O tempo do benefício vai até a criança completar os 48 meses.
- Auxílio Inclusão Produtiva Rural. Recebem o benefício os agricultores familiares inscritos no Cadastro Único. O tempo do benefício é de até 36 meses.
- Auxílio Inclusão Produtiva Urbana. Os beneficiários do Auxílio Brasil que comprovam ter um emprego formal. O benefício é de uma pessoa por família cadastrada.
- Benefício Compensatório de Transição. A transição se refere às famílias beneficiárias do Bolsa Família, mas que, ao serem inseridas no Auxílio Brasil tiveram o valor reduzido em comparação com o Bolsa Família.
Para saber mais detalhes acerca do programa, confira o site do governo federal