Mais quatro grupos de cidadãos poderão receber o dinheiro do Auxílio Brasil nesta semana. De acordo com informações do próprio Governo Federal, todos os beneficiários do programa terão recebido a quantia da quinta parcela até a próxima quinta-feira (31). Ao todo, o Planalto fez pagamentos para 18,02 milhões em março.
Nesta segunda-feira (28), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 7. Segundo a Caixa Econômica Federal, esses cidadãos poderão escolher entre movimentar a quantia através dos meios digitais, como o aplicativo Caixa Tem, ou por saques nas agências.
Veja abaixo o calendário oficial do Auxílio Brasil para este mês de março:
O Governo Federal explica que não há nenhum tipo de problema quando o cidadão deixa passar a sua data de recebimento do benefício. Portanto, os usuários que possuem os NIS 1, 2, 3, 4, 5 e 6 podem usar a quantia neste momento. Afinal de contas, essas pessoas já receberam o dinheiro desta quinta rodada desde a última semana.
De acordo com o Ministério da Cidadania, todos os cidadãos possuem um prazo de 120 dias para movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil. Esse é o limite de tempo para que o saldo não volte para os cofres públicos. São quatro meses de intervalo para que o cidadão possa mexer na quantia de alguma forma.
A regra em questão não obriga que o cidadão gaste todo a sua quantia de uma só vez. Basta, portanto, que ele realize uma pequena movimentação. Uma transferência da quantia de uma conta para a outra já é suficiente para provar para o Governo que o cidadão quer o dinheiro. Assim, eles não podem pegar o saldo de volta.
Não recebi o Auxílio Brasil ainda
De acordo com alguns relatos, algumas pessoas ainda não conseguiram receber nenhuma parcela do Auxílio Brasil. Isso pode acontecer por vários motivos. O cidadão precisa procurar as informações para saber o que aconteceu especificamente no seu caso.
Uma situação muito comum é a atualização dos dados do Cadúnico. Algumas pessoas não conseguem receber nada porque as informações que estão nesta lista não estão em conformidade com outras bases de dados.
Ainda há a possibilidade de o cidadão não receber o Auxílio Brasil por uma questão de limite de renda. De acordo com o Ministério da Cidadania, o Governo Federal não seleciona nenhuma pessoa que não esteja em situação de pobreza ou de extrema-pobreza.
Deixei de receber em março
Também há o caso de pessoas que recebiam o Auxílio Brasil até fevereiro e deixaram de receber em março. A situação em questão não é tão incomum e acontece por causa das análises nas contas dos usuários.
De acordo com o Ministério da Cidadania, todos os meses há uma espécie de reanálise nas contas de todos os beneficiários do Auxílio Brasil. Quem não está em conformidade com todas as exigências de permanência no programa, deixa de receber o montante.
Para tirar dúvidas sobre o seu caso específico, o cidadão precisa entrar em contato com o Ministério da Cidadania através dos seus canais oficiais. Se preferir, o indivíduo também pode visitar pessoalmente um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade.