Nesta quinta-feira (17), o Governo Federal está seguindo com as liberações do seu Auxílio Brasil. Desta vez é a hora dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 4. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o dinheiro está na conta dessas pessoas desde as primeiras horas da manhã.
Acontece que já existe a possibilidade de saber quando todos os outros grupos poderão acessar o benefício em questão. Pelo que se sabe, o Ministério da Cidadania já divulgou esses dados desde o início do ano. De toda forma, muita gente ainda acaba se confundindo com as datas. A boa notícia é que não é tão difícil entender.
Veja abaixo as datas dos grupos que ainda irão receber o Auxílio Brasil neste mês de fevereiro.
SEXTA (18) – Usuários com o Número de Inscrição Social terminando em 5
SEGUNDA (21) – Usuários com o Número de Inscrição Social terminando em 6
TERÇA (22) – Usuários com o Número de Inscrição Social terminando em 7
QUARTA (23) – Usuários com o Número de Inscrição Social terminando em 8
QUINTA (24) – Usuários com o Número de Inscrição Social terminando em 9
SEXTA (25) Usuários com o Número de Inscrição Social terminando em 0
Pelo que se vê nessas informações, o Governo Federal deverá fazer os pagamentos para todos os usuários do Auxílio Brasil até o final da próxima semana. Nós estamos falando aqui de algo em torno de 18 milhões de usuários. São 3,5 milhões a mais do que o número que se viu no final do ano passado.
Importante lembrar que os repasses seguem uma lógica de divisão dos grupos através do final da numeração do NIS. Então para saber qual é o dia em que você vai receber o dinheiro, é preciso verificar qual é o algarismo que fecha a sua numeração do Cadúnico. Essa é uma informação que serve sobretudo para os novatos que ainda estão aprendendo como é que o sistema funciona.
De acordo com o Ministério da Cidadania, está previsto em lei que todos os usuários do Auxílio Brasil precisam receber, pelo menos, R$ 400. Foi assim com os repasses de janeiro, e está sendo assim também com os pagamentos de fevereiro.
Acontece que existe uma Medida Provisória (MP) que já foi validada e prorrogada pelo Governo Federal. Esse documento garante os pagamentos turbinados do Auxílio Brasil pelo menos até o final deste ano de 2022.
Depois disso ainda não dá para saber o que vai acontecer. Provavelmente o futuro do Auxílio Brasil está nas mãos da pessoa que vai ser eleita como presidente do país em outubro. Seja esse indivíduo Bolsonaro ou não.
O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro do ano passado. Naquele primeiro momento, apenas as pessoas que estavam no antigo Bolsa Família é que conseguiram receber o montante.
Essa lógica, aliás, mudou neste ano. Em janeiro, o Governo Federal decidiu inserir cerca de 3 milhões de pessoas de uma só vez no programa. Agora em fevereiro eles colocaram mais 500 mil brasileiros nesta folha de pagamento.
Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que o objetivo do Governo Federal é seguir tentando zerar a fila de espera para o programa todos os meses. Mas ele também alertou que tudo vai depender da questão do espaço no orçamento.