Outubro está cheio de novidades para os beneficiários do Auxílio Brasil. As boas notícias se referem à antecipação do calendário de pagamentos, a liberação do empréstimo consignado, a criação de um possível décimo terceiro para mães solo e o pagamento do Vale-Gás.
Veja mais detalhes sobre cada iniciativa a seguir!
Antecipação do calendário de outubro
O Ministério da Cidadania anunciou na última segunda-feira (3), que adiantará os pagamentos de outubro do Auxílio Brasil. O cronograma que seria iniciado no dia 18, agora começará no dia 11. Lembrando que os repasses seguem a ordem do final do Número de Inscrição Social (NIS).
Confira a novas datas:
- NIS final 1: 11 de outubro;
- NIS final 2: 13 de outubro;
- NIS final 3: 14 de outubro;
- NIS final 4: 17 de outubro;
- NIS final 5: 18 de outubro;
- NIS final 6: 19 de outubro;
- NIS final 7: 20 de outubro;
- NIS final 8: 21 de outubro;
- NIS final 9: 24 de outubro;
- NIS final 0: 25 de outubro.
Empréstimo consignado do Auxílio Brasil
A partir deste mês, os beneficiários do Auxílio Brasil poderão contratar o empréstimo consignado do programa social. A regulamentação, documento que faltava para a liberação do produto, foi publicada pelo Ministério da Cidadania no dia 27 de setembro.
Entre as regras do consignado está a taxa de juros na margem de 3,5% ao mês, com proibição de cobrança de taxas extras; possibilidade de parcelamento em até 24 vezes e; comprometimento de até 40% do benefício, o que equivale a R$ 160.
Décimo terceiro do Auxílio Brasil
Pensando em sua campanha para o segundo turno das eleições 2022, o atual presidente, Jair Bolsonaro, prometeu a liberação de um décimo terceiro do Auxílio Brasil para as mães solo em 2023.
Contudo, a ideia só se concretizará se o chefe do Executivo for reeleito ainda este ano. Desse modo, em dezembro do próximo ano, é possível que as chefes de família monoparental recebam dois pagamentos.
Vale-Gás em outubro
Seguindo a regra bimestral, neste mês de outubro, o Governo Federal fará mais um pagamento do Vale-Gás, atualmente correspondendo a 100% do preço médio nacional do botijão de 13kg.
Os repasses ocorrem conforme o calendário do Auxílio Brasil, sendo assim, este mês, os pagamentos acontecerão do dia 11 de outubro ao dia 25 do mesmo mês. (O calendário pode ser visto acima neste artigo).
Calendário
Neste mês de outubro, o Auxílio Brasil do Governo Federal deverá ser iniciado no próximo dia 11. O Ministério da Cidadania decidiu antecipar os repasses, assim como fez em agosto. Como argumento, o Ministro Ronaldo Vieira Bento disse que a maioria dos cidadãos recebem suas despesas nos primeiros dias úteis do mês.
Abaixo, você pode conferir como ficou o calendário antecipado dos pagamentos. Note que seguirá valendo a lógica de que as datas de liberação tomam como base o Número de Identificação Social (NIS) de cada pessoa.
11 de outubro: Usuários com NIS final 1
13 de outubro: Usuários com NIS final 2
14 de outubro: Usuários com NIS final 3
17 de outubro: Usuários com NIS final 4
18 de outubro: Usuários com NIS final 5
19 de outubro: Usuários com NIS final 6
20 de outubro: Usuários com NIS final 7
21 de outubro: Usuários com NIS final 8
24 de outubro: Usuários com NIS final 9
25 de outubro: Usuários com NIS final 0