Auxílio Brasil: por que o consignado do programa ainda não está valendo

Auxílio Brasil: por que o consignado do programa ainda não está valendo

De acordo com o Governo Federal, cidadãos do Auxílio Brasil ainda não podem solicitar o empréstimo consignado anunciado recentemente

Quem faz parte do Auxílio Brasil e planeja solicitar o empréstimo consignado dentro do sistema do programa, ainda precisa esperar mais um pouco. Segundo informações do próprio Ministério da Cidadania, até o início desta terça-feira (26), esta não é uma possibilidade que está disponível para este público e não há uma data exata para que aconteça.

O Governo Federal anunciou há pouco mais de um mês, a criação do empréstimo consignado para os cidadãos que fazem parte do Auxílio Brasil. A ideia é que os beneficiários do programa possam pedir o crédito, e tenham que pagá-lo através de descontos nos próprios pagamentos oficiais do projeto.

É, portanto, um sistema muito semelhante ao que acontece com os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O cidadão passa a solicitar um crédito, e faz os pagamentos por meio de descontos mensais na aposentadoria até que a dívida esteja completamente sanada. O sistema existe há alguns anos na autarquia.

Mas ao contrário do que acontece no INSS, o consignado para os usuários do Auxílio Brasil ainda não pode ser realizado. Embora a possibilidade já tenha sido confirmada pelo Governo Federal, o fato é que na prática, o crédito ainda necessita de uma regulamentação por parte do Ministério da Cidadania, pasta responsável pelo programa.

Existia uma expectativa de que o Palácio do Planalto pudesse concluir o sistema ainda na última semana, mas isso não aconteceu. Agora, toda a expectativa gira em torno do lançamento oficial nesta semana. Entretanto, vale sempre lembrar que o Ministério da Cidadania não apontou nenhuma data de fato.

Outra opção

Os cidadãos que fazem parte do Auxílio Brasil ainda não podem solicitar o consignado do programa. No entanto, eles possuem outras opções de crédito neste momento. Segundo o Governo, eles podem pegar o empréstimo do aplicativo Caixa Tem.

A modalidade já está disponível no app oficial e vale também para quem faz parte do Auxílio Brasil. Neste caso, vale lembrar, a única exigência é ser um empreendedor. Não é necessário ser um grande empresário, mas alguém que possui algum tipo de empreendimento.

Além disso, é importante ressaltar que o crédito do Caixa Tem não possui um sistema consignado. Dessa forma, o cidadão pode solicitar o benefício, mas não pagará por meio de descontos, e sim de repasses concretos.

O Auxílio Brasil

Mesmo com o atraso no sistema do crédito consignado, os pagamentos do Auxílio Brasil seguem normalmente durante esta semana. Nesta terça-feira (26), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 7.

E até o final desta semana, outros grupos poderão pegar a quantia. Veja no calendário abaixo:

  • Quarta-feira (27) – Pessoas com o NIS final 8
  • Quinta-feira (28) – Pessoas com o NIS final 9
  • Sexta-feira (29) – Pessoas com o NIS final 0

O Auxílio Brasil, da maneira como foi desenhado em abril, atende pouco mais de 18,06 milhões de pessoas. O Ministério da Cidadania explica que ninguém está recebendo menos do que os R$ 400 mínimos exigidos em lei. Nesta semana, o Congresso Nacional deverá começar as discussões em torno da Medida Provisória (MP) que dá vida ao projeto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?