Nesta quarta-feira (21), o Governo Federal segue com as liberações de mais uma rodada do programa Auxílio Brasil. Hoje é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 3. Eles têm o prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses a contar de hoje para realizar algum tipo de movimentação na quantia.
Os pagamentos de setembro do programa Auxílio Brasil se iniciaram oficialmente na última segunda-feira (19). Na ocasião, as liberações aconteceram para as pessoas que possuem o NIS final 1. Já na terça-feira (20), os repasses foram feitos para aqueles que possuem o NIS final 2. Em todos os grupos, as liberações são feitas na conta poupança social digital.
Até o próximo dia 30 de setembro, a expectativa é de que pouco mais de 20,65 milhões de pessoas recebam o dinheiro do benefício. Trata-se de um recorde na história do programa. Dados do Ministério da Cidadania apontam que entre os meses de agosto e setembro deste ano, mais de 450 mil brasileiros foram selecionados para o projeto social.
Todos os mais de 20 milhões de usuários devem receber o saldo mínimo de R$ 600. O valor não pode ser menor em nenhuma hipótese. Por outro lado, o saldo pode ser maior, conforme a soma dos benefícios internos do Auxílio Brasil. Segundo o Ministério da Cidadania, o patamar médio dos pagamentos neste mês de setembro é de R$ 607,52.
Para movimentar o saldo do Auxílio Brasil, o cidadão pode usar o app do Caixa Tem. Através da aplicação, o indivíduo pode pagar contas, transferir valores, fazer algumas compras pelo sistema de cartão virtual e até mesmo gerar um código para saque. Com a numeração, o cidadão consegue sacar o saldo em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Cartões do Auxílio
Outra forma de movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil é usando os cartões do programa social. Conforme informações do Ministério da Cidadania, mais de 6 milhões de dispositivos estão sendo entregues através dos Correios.
Inicialmente, o plano é entregar os dispositivos para todas as pessoas que entraram no programa entre os meses de janeiro e agosto deste ano. Ainda não há uma data para que o Governo Federal entregue os dispositivos para os demais usuários.
De todo modo, quem não tem o novo cartão do Auxílio Brasil ainda pode usar o antigo. O Ministério da Cidadania explica que o dispositivo do Bolsa Família ainda possui validade. O cidadão pode usá-lo para movimentar não apenas o Auxílio Brasil, mas também o vale-gás nacional.
Próximos grupos
Ainda no decorrer desta semana, outros grupos poderão receber o dinheiro da nova rodada de pagamentos do Auxílio Brasil. Na quinta-feira (22), por exemplo, será a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 4.
Já na sexta-feira (23) será a vez daqueles que possuem o NIS final 5. Os demais grupos recebem o dinheiro entre os dias 26 e 30 de setembro. Abaixo, você pode conferir todas as datas de liberações do benefício para este mês de setembro:
19 de setembro: Usuários com NIS final 1
20 de setembro: Usuários com NIS final 2
21 de setembro: Usuários com NIS final 3
22 de setembro: Usuários com NIS final 4
23 de setembro: Usuários com NIS final 5
26 de setembro: Usuários com NIS final 6
27 de setembro: Usuários com NIS final 7
28 de setembro: Usuários com NIS final 8
29 de setembro: Usuários com NIS final 9
30 de setembro: Usuários com NIS final 0