Desde o início do ano, os brasileiros de baixa renda passam a contar com três benefícios: Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica e Vale Gás. Destes, o que abrange o maior desconto é o referente a tarifa social, que é procurado sobretudo pelas famílias que não tem condições de pagar o valor integral da energia elétrica.
O Auxílio Brasil é o programa que substitui o Bolsa Família que era pago até o final de 2021, tendo sido aprovado em novembro do último ano e garantido uma extensão da sua base de beneficiários. O Vale Gás paga aos beneficiários até metade do valor do botijão de gás de 13 kg e essa base também deverá ser ampliada ao longo do ano.
O Auxílio Brasil já estendeu a sua base de beneficiários, sendo que de acordo com a última atualização do Governo Federal, o programa já está atendendo 18 milhões de brasileiros, bem mais do que os 14 milhões que estavam sendo atendidos pelo Bolsa Família.
O Vale Gás atende já 5,5 milhões, porém com as constantes elevações do seu preço, já passando dos R$ 100 em praticamente todos os estados da federação e com uma inflação que não deverá cessar tão cedo, a expectativa é que o benefício chegue a até 22 milhões de pessoas em 2023.
Uma pergunta muito comum que está sendo feita é se uma pessoa pode receber os três benefícios ao longo do tempo e de acordo com o Governo Federal, isso é sim possível. Todos os programas têm como único critério estar com o cadastro em dia no CadÚnico.
Vamos explicar de uma forma muito simples: estando com o seu cadastro em dia no Cadastro Único, o cidadão poderá ser contemplado com o Auxílio Brasil. Para o Vale Gás, também são contemplados aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada e por fim a Tarifa Social, que também utiliza do cruzamento dos mesmos dados que os anteriores.
Não se esqueça de manter os dados do seu Cadastro Único atualizados dentro dos últimos 2 anos, para evitar com que o Governo Federal acabe retirando os seus benefícios, como os pagamentos do atual Auxílio Brasil.
Os beneficiários do antigo Bolsa Família vão poder continuar utilizando os cartões e as mesmas senhas para a partir de agora realizarem os saques do Auxílio Brasil. Para os beneficiários que entraram no programa a partir de 2022, estes vão receber novos cartões enviados pelo Governo Federal.
O benefício Auxílio Brasil poderá ser movimentado pelo Caixa Tem, que é o mesmo aplicativo utilizado para quem recebeu durante a pandemia o Auxílio Emergencial. Isso evita com que os usuários tenham que gastar tempo todos os meses apenas para ir à uma agência da Caixa Econômica Federal para solicitar o saque.