Quem não conseguir entrar no Auxílio Brasil este ano, terá a chance de se inserir no programa no próximo ano. Quem está dizendo isso são os próprios membros do Governo Federal. Em entrevistas para jornalistas do jornal Folha de São Paulo, eles estão dizendo que o número de beneficiários pode aumentar em 2022.
Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, a atual versão do Bolsa Família atende cerca de 14,6 milhões de pessoas. Esse número deverá ser mantido no primeiro pagamento do Auxílio Brasil agora em novembro. E se a PEC dos Precatórios passar pelo Congresso, o plano é aumentar para 17 milhões a partir de dezembro.
De acordo com membros do Governo Federal esse número pode subir ainda mais em 2022. Só que isso vai depender do cenário socioeconômico do país. Em termos mais fáceis, basta dizer que se a situação da economia piorar, eles tendem a inserir mais gente no programa em questão. Caso contrário, fica como está.
Esses mesmos técnicos que falaram isso, disseram também que apostam que isso não vai acontecer. Assim como o Ministro da Economia, Paulo Guedes, eles acreditam que a economia do Brasil está voltando aos eixos e o país voltará a crescer em breve. Neste cenário hipotético, o novo Bolsa Família não precisaria atender mais gente.
Vale lembrar que hoje já há uma pressão do grupo político conhecido como Centrão para tentar aumentar ainda mais o tamanho do Auxílio Brasil. Entre outras coisas, eles acreditam que 17 milhões de vagas não seriam suficientes para atender todos os brasileiros que estão passando por necessidade neste momento.
Milhões ficarão de fora
O fato é que algo em torno de 25 milhões de pessoas que hoje recebem alguma ajuda do Governo Federal ficarão sem nada já a partir deste mês de novembro. Isso vai acontecer principalmente porque o Auxílio Emergencial chegou ao fim.
Esses são dados divulgados pelo próprio Ministro da Cidadania, João Roma. Há cerca de um mês, ele garantiu que o Governo Federal estaria trabalhando para encontrar uma solução para essa massa da população.
Só que isso não aconteceu. Pelo menos não até agora. Muito se fala sobre a possibilidade de prorrogar o Auxílio Emergencial por mais alguns meses. No entanto, ainda não se sabe se é isso mesmo o que vai acontecer de fato.
Auxílio começa em novembro
O que se sabe mesmo é que os pagamentos do Auxílio Brasil deverão começar agora em novembro. O primeiro repasse vai estar disponível a partir do próximo dia 17 deste mês. Pelo menos é o que o calendário oficial diz.
Como dito, neste primeiro pagamento a quantidade de usuários do benefício será de 14,6 milhões. É a mesma parcela que o Bolsa Família registra neste momento. Não haverá mudança. Pelo menos é o que se sabe.
Para que o número cresça a partir de dezembro, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirma que o Congresso Nacional precisa aprovar a PEC dos Precatórios. Aliás, esse texto está em tramitação na Câmara dos Deputados neste momento.