De acordo com o Ministério da Cidadania, a fila de entrada para o Auxílio Brasil acabou de ser zerada. Em nota enviada para o jornal Extra na manhã desta terça-feira (4), a pasta afirma que já inseriu algo em torno de 2,7 milhões de pessoas e com isso, ninguém mais estaria de fora do projeto em questão.
A ideia do Ministério é que todos esses indivíduos que foram inseridos agora passem a receber o dinheiro a partir do dia 18, quando começa o calendário de janeiro do Auxílio Brasil. Dessa forma, o Governo cumpre a promessa de inserir esses novos usuários a partir do primeiro mês de 2022.
“O Auxílio Brasil alcança mais de 17 milhões de famílias, o maior patamar de atendimento da história dos programas permanentes de transferência de renda do governo federal. A ação demonstra o compromisso desta gestão em garantir e ampliar continuamente o atendimento nas ações de proteção social para os cidadãos mais vulneráveis”, diz a nota.
Esses novos usuários passam a ganhar um patamar mínimo de R$ 400, como todos os outros 14,5 milhões que vinham recebendo isso desde o último mês de dezembro. Não é preciso fazer qualquer tipo de confirmação de cadastro ou aceitação de recebimento. Pelo que se sabe, o dinheiro vai cair automaticamente na conta desses brasileiros.
O Ministério diz que esses usuários poderão consultar o resultado da seleção por meio dos seus aplicativos digitais. Há o app oficial do Caixa Tem e também o do próprio Auxílio Brasil, que é fruto de um atualização da aplicação oficial do Bolsa Família. Vai dar para saber esses dados a partir desses meios.
Ao realizar esse processo, o sistema desses aplicativos vai pedir para que o usuário insira os seus documentos pessoais e outras informações de cunho pessoal. Por isso mesmo, é muito importante prestar atenção.
Ao fazer o download nas lojas de aplicativo, aliás, certifique-se de que a aplicação é mesmo a oficial. Para saber isso, não é tão difícil. Basta baixar apenas o app que tem a Caixa Econômica Federal como desenvolvedora oficial.
Quem não conseguir entrar no programa agora em janeiro, vai ter chance de entrar nos meses seguintes. Isso porque, de acordo com o Ministério da Cidadania, o Auxílio Brasil é um projeto volátil com entradas e saídas constantes.
De qualquer forma, entende-se que essa entrada de janeiro é a maior de todas. Muito provavelmente, aliás, o Governo Federal não vai voltar a inserir 2,7 milhões de pessoas de uma só vez daqui para frente.
Não. Não é preciso fazer nada para tentar entrar no Auxílio Brasil. Isso porque, de acordo com o Ministério da Cidadania, todo esse processo de seleção acontece de maneira automatizada através dos dados já existentes.
Dessa forma, o cidadão precisa apenas manter os dados do Cadúnico atualizados para evitar problemas nesse processo. Quem for selecionado e não tiver uma conta, não precisa criar uma. O próprio Governo faz isso.