Direitos do Trabalhador

Auxílio Brasil: mais de 3 milhões de famílias inseridas; veja como receber seu cartão

Na última terça-feira (11), o Ministério da Cidadania anunciou a inclusão de 3 milhões de novas famílias na folha de pagamento do Auxílio Brasil. As novas contempladas terão acesso ao benefício ainda neste mês de janeiro, conforme o calendário mensal do programa.

Com o novo lote de aprovados, o Auxílio Brasil atinge 17,5 milhões de brasileiros, sendo o recorde de pessoas atendidas simultaneamente em programas de transferência de renda do Governo Federal.

Veja também: Auxílio Emergencial de pais solteiros será de R$ 3.000

“É um marco histórico. Esses números representam um feito que reforça a prioridade do Governo Federal em estender a mão a todas as pessoas que, de fato, necessitam do braço social do Estado”, disse João Roma, ministro da Cidadania.

Além disso, com o ingresso das novas famílias a equipe da Cidadania zera a fila de espera pelo benefício social registrada em 2021. Vale ressaltar que os recém-aprovados são sujeitos já inscritos no CadÚnico que preencheram os requisitos de elegibilidade para participar do programa.

De acordo com a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), das 3 milhões de famílias implementadas, 1,18 milhão são da região Nordeste, que agora representa 47,3% de todo o público do Auxílio Brasil.

Entrega do Cartão Auxílio Brasil

Segundo a equipe da Cidadania, as 3 milhões de famílias incluídas no programa serão as primeiras a receberem o Cartão Auxílio Brasil. O grupo já está sendo notificado desde a semana passada e deve receber, via Correios, duas cartas da Caixa Econômica Federal, uma com orientações gerais do programa e a outra com a ferramenta.

Vale ressaltar que o cartão é gerado automaticamente em nome do responsável familiar e é enviado para o endereço informado no registro da família no CadÚnico. Através do Cartão Auxílio Brasil, os beneficiários podem sacar o valor integral do benefício ou realizar saques parciais, lembrando que o prazo para retirar os valores é de 120 dias após o depósito.

O benefício do programa também pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem, que oferece vários serviços, entres eles: pagamento de contas e boletos, recargar de celular, compras online, extrato, contrato de empréstimo, dentre outras possibilidades.

Por fim, o governo ainda não informou quando inicia a entrega do Cartão Auxílio Brasil para quem começou a receber o benefício do programa em novembro do ano passado. Neste caso, este público deve continuar realizando o saque com o antigo Cartão Bolsa Família ou movimentar os valores pelo Caixa Tem.

Consulta do Auxílio Brasil

Para verificar se foi contemplado pelo programa em janeiro, basta acessar o aplicativo do Auxílio Brasil e informar o número do CPF. A plataforma está disponível para downloads em aparelhos com sistema Android e iOS.