Desde o dia 14 de fevereiro, o Governo Federal está concedendo novas parcelas do Auxílio Brasil. O programa substituiu o Bolsa Família em novembro do ano passado e vem atendendo os cidadãos contemplados com um valor mínimo de R$ 400.
Uma novidade, é que os cartões oficiais do programa começaram a ser distribuídos. Diante disso, veja quem tem direito a receber o cartão do Auxílio Brasil e qual é a diferença em relação a quem ainda não recebeu a ferramenta.
Veja também: FGTS: como consultar o seu saldo pelo app através do CPF
O cartão do Auxílio Brasil está sendo disponibilizado às mais de 3 milhões de famílias incluídas no programa no mês de janeiro e fevereiro. Ou seja, aquelas que não foram transferidas automaticamente do Bolsa Família.
O envio do cartão está sendo realizado pelos correios e chega diretamente no endereço que foi cadastrado pelo responsável familiar no sistema de dados do Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico.
Em razão disso, é importante que as famílias cadastradas mantenham os seus dados atualizados, uma vez que qualquer alteração que não tenha sido comunicada pode ocasionar situações desagradáveis, como o desvio de recebimento do cartão.
Ao menos neste primeiro momento, não terão acesso ao cartão do Auxílio Brasil os antigos beneficiários do programa Bolsa Família. Isso porque, muitos deles já possuem o cartão do antigo programa social que continua sendo válido para saques e demais movimentações.
Em síntese, apenas os novos beneficiários, que entraram no Auxílio Brasil nos últimos meses, vão receber o cartão do programa e começar a usá-lo. Os demais podem continuar usando o cartão do Bolsa Família normalmente, sem nenhuma alteração na concessão de serviços.
Caso o novo beneficiário ainda não tenha recebido o cartão do Auxílio Brasil, é possível sacar os valores através da conta digital do Caixa Tem. Os antigos segurados do Bolsa Família também podem usar o aplicativo para movimentar os valores.
Por meio da plataforma é possível gerar um código direto para o saque sem cartão. O procedimento pode ser realizado nas casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nos terminais de autoatendimento.
Cabe salientar que o prazo para a movimentação dos valores do Auxílio Brasil é de 120 dias. Uma vez que esse prazo é ultrapassado e o dinheiro não tiver sido movimentado pelo beneficiário, os valores depositados retornam automaticamente para o governo.