O Governo Federal está caminhando para o seu quinto pagamento do seu Auxílio Brasil. Mas até agora, nada de cartão para os novos usuários do programa. Essa é uma promessa feita por membros do poder executivo desde outubro do ano passado. O plano era que esses dispositivos fossem entregues entre novembro e dezembro de 2021.
Chegamos em março de 2022 e os cartões novos ainda não chegaram para a grande maioria dos novos usuários do programa. De acordo com relatos de beneficiários, o que eles receberam mesmo foi uma carta de apresentação do dispositivo. Esse documento diz que ele chegará dentro de 20 dias.
Entretanto, isso não aconteceu. De acordo com o Ministério da Cidadania, os cartões novos ainda estão em processo de produção. Recentemente, eles anunciaram que a demanda por esses dispositivos aumentou. Neste momento, o mais provável é que estes dispositivos não estejam prontos nem mesmo para os pagamentos de março.
O Ministério afirma que apenas os novos usuários do Auxílio Brasil é que irão receber esses cartões neste momento. Estamos falando de algo em torno de 3,5 milhões de brasileiros. São pessoas que entraram no programa desde o início deste ano de 2022. Ninguém além deles vai receber esses dispositivos neste momento.
Quem faz parte do programa desde o ano passado não precisa se preocupar com isso agora. Isso porque esses usuários poderão seguir usando o cartão do antigo Bolsa Família. Este realiza basicamente as mesmas atividades e não perdeu a validade. Por esse motivo, os beneficiários antigos não precisam dos novos dispositivos.
Como movimentar sem o cartão
Não ter o cartão do Auxílio Brasil não é um impeditivo para que o cidadão não movimente o dinheiro do programa. Segundo informações do Governo Federal, o cidadão pode tentar fazer isso por meios digitais.
Para isso, existe o aplicativo do Caixa Tem. Por lá, é possível fazer transferências, pagar algumas contas e até mesmo fazer algumas compras online. Não sendo necessário se quer sair de casa para realizar essas atividades.
O próprio app do Caixa Tem também oferece a possibilidade de geração de um código para o saque sem cartão. Essa é uma opção que vai para as pessoas que querem pegar o dinheiro em espécie mas ainda não possuem o dispositivo de retirada.
Auxílio Brasil
Os repasses oficiais do Auxílio Brasil começaram ainda no final do ano passado, em novembro para ser mais preciso. De acordo com o Governo Federal, cerca de 18 milhões de pessoas estiveram na folha de pagamento do projeto em fevereiro.
Esse número pode mudar. Acontece que o Auxílio Brasil não é um programa estático. Ele faz mudanças sucessivas no decorrer dos meses. Para março, ainda não se sabe se o Governo vai fazer alterações ou não.
Da maneira como está desenhado hoje, o Auxílio Brasil está garantido até o final deste ano de 2022. Pelo menos é isso o que diz a lei do programa. Ele até pode seguir fazendo repasses em 2023, mas ainda não há nenhuma garantia legal disso.